EISA 2023

8º Encontro Internacional Saúde com Arte – EISA
Felizarda – Avaliação e impacto em práticas artísticas participadas

Felizarda é uma mulher que faz quadras populares, criando, assim, arte através das suas palavras. Ela vive numa aldeia distante, onde os serviços escasseiam, as oportunidades artístico-culturais quase não existem e as comunidades envelhecem mais do que gostariam. Partindo destes desafios, o projeto Museu na Aldeia, promovido pela SAMP, foi desenvolvido para que Felizarda fosse mais do que um nome próprio – um adjetivo do seu novo quotidiano.

Com o envolvimento no projeto Museu na Aldeia, Felizarda descobriu que a sua vida mudou, que apesar das dificuldades – sobretudo de saúde – agora está mais feliz e criativa. O mote do 8º Encontro Internacional Saúde com Arte (EISA) parte da necessidade de transpor relatos como este para provas de impacto real dos projetos de intervenção artística.

No sorriso de Felizarda, na sua disponibilidade e afeto, encontramos uma das formas de aferir o impacto do projeto Museu na Aldeia. Que neste 8º EISA conheçamos e criemos outras formas inovadoras de fazer avaliação em projetos de intervenção artística e social!

Neste encontro, a decorrer nos dias 27 e 28 de junho de 2023, na sede SAMP, vamos continuar a refletir sobre os impactos da arte na saúde e vamos criar diálogos com diversas áreas de estudo, atores e instituições para refletir sobre as metodologias de avaliação e impacto em práticas artísticas participadas.

No EISA, encontramo-nos para partilhar, refletir, formar e crescer, em conjunto, sobre o papel da arte na saúde e bem-estar das pessoas e das suas comunidades. Este encontro, promovido pela SAMP, é dirigido a todos os profissionais com interesse nas relações arte-saúde-comunidade, em especial: investigadores, artistas, musicoterapeutas, educadores e professores, profissionais de saúde, assistentes sociais e animadores socioculturais. Está igualmente aberto a estudantes e público em geral.

 

MAIS INFORMAÇÕES
DATA: 27 e 28 de junho de 2023 (terça e quarta-feira
As inscrições já estão abertas e devem ser feitas até ao dia 23 de junho (sexta-feira), através do Formulário de Inscrições.

Valor das inscrições
Público em geral:
– 2 dias: 50 euros
– 1 dia: 30 euros

Sócios SAMP, estudantes e parceiros:
– 2 dias: 30 euros
– 1 dia: 15 euros

 

Chamada para resumos – Comunicações e Projetos
Comissão Científica e Organizadora – 8º EISA

 

CARTAZ INFORMATIVO
PROGRAMA FINAL