A Escola de Artes SAMP convida a conhecer os instrumentos e os seus professores.
As inscrições para o Ensino Artístico Especializado da Música (Ensino Articulado) já se encontram abertas e para quem ainda não estuda nenhum instrumento, preparamos alguns vídeos para dar a conhecer os nossos Professores e instrumentos! A todos os futuros artistas que frequentam o último ano do 1º ciclo e pretendem ingressar no Ensino Articulado, em parceria com o Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus, podem inscrever-se para as Provas de Seleção, até ao dia 3 de abril de 2021, através do Formulário de Inscrições.
Neste vídeo, temos a família dos metais, que é na verdade uma família secundária da grande família dos instrumentos de sopro. Os metais caracterizam-se pelo bocal em que se faz “buzzzzzz” com os lábios e pelo corpo cónico sem orifícios. Os professores são Andreia Marques (Trompete), Pedro Andrade (Bombardino) e Alexandre Vilela (Trombone).
Neste vídeo, temos a família das madeiras, que é na verdade uma família secundária da grande família dos instrumentos de sopro. As madeiras caracterizam-se pelos muitos orifícios ao longo do corpo do instrumento, que são tapados e destapados pelos dedos e sistemas de chaves. Os professores são Jorge Cardoso (Oboé) e Sérgio Ventura (Fagote).
Neste vídeo, temos a percussão, que na verdade não é um só instrumento mas sim uma grande família de instrumentos cujo som pode ser produzido através de raspagem, percussão ou agitação, com ou sem a utilização de baquetas, dependendo dos materiais com que são construídos. Neste vídeo podem conhecer quatro dos instrumentos da percussão. O professor é António Casal.
Neste vídeo, temos a família das cordas friccionadas. Uma grande orquestra sinfónica precisa de muitos destes instrumentos para tocar as mais belas sinfonias. São cordas friccionadas porque para produzir som é preciso passar um arco nas cordas, embora também seja interessante tocar apenas com os dedos. Os professores são Daniel Miguéis (Violino), Luzia Lapo (Violeta) e Rogério Medeiros (Violoncelo).
Neste vídeo, temos a família das madeiras, que é na verdade uma família secundária da grande família dos instrumentos de sopro. As madeiras caracterizam-se pelos muitos orifícios ao longo do corpo do instrumento, que são tapados e destapados pelos dedos e sistemas de chaves. Os professores são Carla Antunes (Flauta Transversal), Paulo Bernardino (Clarinete), Bruno Homem e Joel Rodrigues (Saxofone).
Neste vídeo, temos alguns dos instrumentos que todos reconhecem mais facilmente, embora alguns sejam confundidos entre si. Espreitem o vídeo para descobrir! As professoras são Oxana Khurdenko e Yumiko Ishizuka (Piano), Rute Martins (Órgão) e Veronique Marques (Acordeão).
Neste vídeo, temos um dos instrumentos que todos reconhecem mais facilmente: a Guitarra Clássica. Os professores são Marco Ferreira e David Ferreira.
Neste vídeo, apresentamos o Saltério e a Professora Yumiko Ishizuka. Se gostaram de ouvir este instrumento com som celestial, podem conhecê-lo melhor na Escola de Artes em que o ensino do Saltério se pode frequentar em regime livre. É para todas as idades!