Nos tempos atuais, o mundo, o país e as comunidades encontram-se a atravessar um dos momentos mais desafiantes e de grandes tensões sociais, emocionais e económicas. O medo, a ansiedade e a incerteza agudizaram-se no dia-a-dia de cada indivíduo, e consequentemente deterioram as relações, as famílias, as equipas de trabalho e toda uma sociedade.
Assim se passa não só com a saúde física, mas também, e principalmente, com a saúde mental, que desestabilizada a longo prazo, traz também a redução da imunidade e estados físicos patológicos associados. Uma das consequências desta crise é a diminuição dos recursos financeiros e por tal facto, a Arte, o auto cuidado e a terapia passam para segundo plano, aumentando o recurso à medicação do foro psicológico e internamento em serviços de psiquiatria.
A SAMP, em conjunto com a Câmara Municipal de Leiria, acreditam que através da Arte se podem facultar ferramentas essenciais para sair desta crise Humanitária, não só mantendo um estado de saúde saudável, bem como adquirindo novas aprendizagens e competências para a vida. É neste sentido que nasce a vontade de desenvolver um projeto de práticas Comunitárias, onde a Arte se torna a ferramenta principal para o Estar com o Outro. Em 2020 nasceu o Unidos pela Arte – UpA, um programa de inclusão social pela Arte, que pretende constituir-se como boa prática a ser alargada a um maior território para chegar a todos os que precisam, com uma solução de práticas participativas e um trabalho artístico cocriativo.
Modelo de intervenção
Propõem-se a criação de uma companhia artística permanente, que integre todos os interessados que se detetem nos projetos SAMP ou que nos sejam encaminhados por outras instituições e serviços hospitalares. Poderão ser, também, profissionais da saúde, cuidadores e colaboradores.
Prevê-se, com estes grupos, promover o encontro através de práticas sonoras comunitárias, viajando com a Música, com o Teatro e com o Movimento. Se por um lado o objetivo é, através de um trabalho comunitário cocriativo desenvolver performances artísticas, enaltecendo as aptidões de cada indivíduo, que terá como resultado final a apresentação de diversas performances em locais imprevisíveis do Concelho de Leiria, por outro, pretende-se facilitar novas descobertas, novos olhares e novos canais de comunicação, que nos permitem questionar e caminhar conscientes rumo à autoestima e autoconsciência.
É nesta evolução de consciência, que depois de atravessarmos os estados de medo, ansiedade, perda de horizonte e futuro, descobrimos as nossas potencialidades, o que faz de nós únicos e fundamentais no núcleo familiar, no meio laboral, na comunidade, no planeta e na vida. E isto, acreditamos ser a verdadeira dimensão da palavra saúde. Todas estas tomadas de consciência e todo este caminhar é facilitado pela presença da música, do som e das artes em geral.
O projeto SAMP “Unidos pela Arte – UpA” é financiado e apoiado pela Câmara Municipal de Leiria e conta com a parceria do Centro Hospitalar de Leiria.
O Projeto “Unidos pela Arte – UpA” na Comunicação Social
“Profissionais de saúde sobem ao palco com «Lavado a seco»” | 19 de março de 2022, RTP
“Profissionais do hospital de Leiria estreiam espectáculo criado durante a pandemia” | 18 de março de 2022, Diário de Leiria
“Profissionais de saúde sobem hoje ao palco” | 18 de março de 2022, Correio da Manhã
“Profissionais do hospital de Leiria estreiam espetáculo criado durante a pandemia” | 17 de março de 2022, RTP
“Unidos pela Arte: do stress no hospital à libertação em palco” | 17 de março de 2022, Região de Leiria
“Profissionais do hospital de Leiria estreiam espectáculo criado durante a pandemia” | 17 de março de 2022, Jornal de Leiria
| Créditos fotográficos do Centro Hospitalar de Leiria |