Seja um
embaixador
SAMP!

Ao apoiar este projecto está
a garantir que chegará mais longe, por mais tempo, e a mais pessoas:

donativo

Categoria:

Os donativos são dedutíveis à colecta.
Conheça a legislação em vigor sobre mecenato social.

Louriceira de Cima vai ao Museu de Aguarela Roque Gameiro

No dia 03 de maio (terça-feira), o Museu de Aguarela Roque Gameiro (Município de Alcanena) vai receber a comunidade da Aldeia de Louriceira de Cima (Município de Arruda dos Vinhos) e inaugurar a obra coletiva que os participantes desta aldeia criaram no âmbito do projeto SAMP Museu na Aldeia.

A obra “Roupas dos Sonhos” estará patente no Museu de Aguarela Roque Gameiro, em Minde, de 04 de maio a 24 de julho de 2022, sendo acessível ao público de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Poderá consultar o cartaz de exposição aqui.

 

Louriceira de Cima

Freguesia de Arranhó, Município de Arruda dos Vinhos

Até ao século passado, os habitantes de Louriceira de Cima trabalhavam quase, exclusivamente, na agricultura. À data, a produção de vinho era uma das atividades mais proeminentes na região, sendo este vendido através de uma cooperativa local. A restante produção agrícola tinha como destino a cidade de Lisboa, onde era vendida no Mercado da Ribeira.
De acordo com a tradição local, nesta aldeia realizavam-se festejos em honra de São Miguel Arcanjo durante o mês de maio, sendo que entre 1973-74 foi efetivamente construída uma capela local em honra deste santo. Esta comunidade celebrava, também, as “cegadas de Carnaval”, para as quais os jovens da aldeia ensaiavam durante dois meses e, na altura do carnaval, apresentavam um momento teatral, no final do qual recolhiam donativos do público para ajudar nos custos do vestuário.

 

Roupa dos Sonhos

Ao longo do tempo, as peças de vestuário têm vindo a ser associadas a diferentes contextos históricos, padrões sociais e até ao papel de cada género na sociedade. A obra coletiva criada pela comunidade de Louriceira de Cima surgiu, então, de uma reflexão sobre a influência da roupa no dia a dia dos participantes, permitindo que fossem partilhadas não só algumas histórias e memórias, mas também desejos e sonhos baseados em determinadas peças de vestuário.
A obra “Roupa dos Sonhos” estabelece, assim, um paralelo entre a austeridade do quotidiano e a fluidez dos sonhos e do imaginário, através de peças de vestuário como forma de comunicação e ato de expressão individual. Os tecidos que compõem a obra foram criados com recurso à técnica de marmorização têxtil, através da qual os diferentes padrões coloridos pretendem representar os diversos cenários imaginários partilhados durante as sessões de cocriação, como: viajar de avião, o desejo de boa colheita, a vontade de praticar natação.

 

Poderá consultar a ficha técnica aqui.

O projeto Museu na Aldeia é cofinanciado pelo PO ISE – Portugal 2020, através da Iniciativa Portugal Inovação Social, e tem como Investidor Social a Câmara Municipal de Leiria, juntando ainda a Rede Cultura 2027 como parceira que reúne Museus, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações e Instituições dos 26 Municípios em rede. Conta, ainda, com o apoio do Politécnico de Leiria, União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, entre tantos outros que se vêm juntando a esta criativa e inovadora iniciativa.