Seja um
embaixador
SAMP!

Ao apoiar este projecto está
a garantir que chegará mais longe, por mais tempo, e a mais pessoas:

donativo

Categoria:

Os donativos são dedutíveis à colecta.
Conheça a legislação em vigor sobre mecenato social.

Fanhais vai ao Museu Casa do Tempo

A Aldeia de Fanhais (Nazaré) vai inaugurar a obra coletiva que realizou no âmbito do projeto SAMP Museu na Aldeia, no dia 12 de abril (terça-feira), no Museu Casa do Tempo de Castanheira de Pera

A obra “Resineiros de Fanhais”, criada em conjunto com os profissionais da equipa SAMP e com o apoio da Universidade Sénior da Nazaré, estará em exposição temporária no Museu Casa do Tempo, de 13 de abril a 10 de junho de 2022, sendo acessível ao público de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Poderá consultar o cartaz da exposição aqui.

 

Fanhais

Freguesia de Nazaré, Município de Nazaré

De acordo com uma lenda local, o nome de Fanhais ficou associado à passagem de um rei por esta aldeia, durante a qual o seu cavalo terá enterrado uma das patas ao caminhar, tendo o monarca exclamado: “Falhais!”. É com base nesta exclamação que se pensa ter surgido o nome da Aldeia, que sofreu alterações linguísticas até chegar ao atual Fanhais.

Em tempos, esta localidade recebeu um dos primeiros telefones públicos de Portugal e foi, também, ponto de paragem na Linha do Oeste, sendo o apeadeiro batizado com o nome da própria povoação. Situada numa zona florestal, ainda pertencente ao Pinhal do Rei, na qual o pinheiro-bravo sempre proliferou, sendo que, durante vários anos, a resinagem foi a principal atividade socioeconómica de Fanhais. É, aliás, muito comum, que na maior parte das famílias desta povoação haja, pelo menos, um antigo resineiro ou resineira.

 

Resineiros de Fanhais

A obra “Resineiros de Fanhais” foi criada a partir de um conjunto de fotografias que retratam trabalhadores no processo de extração de resina, na Nazaré. O processo criativo que deu origem a esta obra teve como ponto de partida várias fotografias, um barrete e alguns objetos representativos da indústria dos lanifícios em Castanheira de Pera que eram por vezes utilizados pelos resineiros da região, durante o seu trabalho. 

Por iniciativa dos intervenientes, a obra criada é uma homenagem não só à história da região e ao próprio pinhal, mas também às pessoas que nele trabalharam a maior parte da vida. “Resineiros de Fanhais” expõe imagens fotográficas doadas e trabalhadas pelos participantes, através da aplicação de bordados, cascas de pinheiro, caruma e pinhas, por meio dos quais transformaram, de forma artística, as suas memórias numa obra colorida. E assim foi… a Arte como convite para encontros e partilhas.

 

Poderá consultar a ficha técnica aqui.

 

O projeto Museu na Aldeia é cofinanciado pelo PO ISE – Portugal 2020, através da Iniciativa Portugal Inovação Social, e tem como Investidor Social a Câmara Municipal de Leiria, juntando ainda a Rede Cultura 2027 como parceira que reúne Museus, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações e Instituições dos 26 Municípios em rede. Conta, ainda, com o apoio do Politécnico de Leiria, União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, entre tantos outros que se vêm juntando a esta criativa e inovadora iniciativa.