Seja um
embaixador
SAMP!

Ao apoiar este projecto está
a garantir que chegará mais longe, por mais tempo, e a mais pessoas:

donativo

Categoria:

Os donativos são dedutíveis à colecta.
Conheça a legislação em vigor sobre mecenato social.

Novas Primaveras

Novas Primaveras é um programa terapia pela Arte criado no âmbito do projeto SAMP Contigo, dedicado à terceira idade e cuidados paliativos. Este programa teve início no ano letivo de 2004-2005, e realiza-se diariamente em mais de 30 Instituições dos concelhos de Leiria, Batalha, Pombal e Fátima. Mais que ver e ouvir, os idosos em Novas Primaveras têm a oportunidade de praticar Artes.

Com uma esperança de vida cada vez maior, os nossos idosos confrontam-se, ainda, com a ausência de programas ocupacionais na área da cultura. Procurando responder a esta necessidade, o presente programa oferece-lhes a oportunidade de participar ativamente em projetos nas áreas da Música, Dança e Teatro. O objetivo do Novas Primaveras é ter a Arte como um pilar, fazendo com que o idoso participante perceba que pode ser autor e protagonista. As nossas propostas são construídas respeitando as necessidades e limitações de cada um, porém ficamos atentos à importância de oferecer desafios nas diferentes atividades. Pretendemos, por isso, através das diferentes Artes, contribuir para a riqueza do envelhecimento populacional nos seus diferentes aspetos: biológico, psicológico e social. É, também, através da Arte que o idoso experimenta, cria, sente e partilha, podendo levar a um “despertar” de novas emoções, sensações e formas de estar consigo e com o outro.

Modelo de intervenção
Uma equipa constituída por dois profissionais das Artes de palco, visita regularmente as Instituições de acolhimento (Lares, Centros de Dia, Unidades de Cuidados Paliativos, Grupos de Apoio Domiciliário) e realiza intervenções com programas e materiais pedagógicos inovadores, estimulando a criatividade e as práticas expressivas individuais e de grupo. Com isto, procura-se a recuperação de algumas competências, no caso dos doentes de Alzheimer, e a melhoria da qualidade de vida de uma população crescente na nossa sociedade, carente de programas além do entretenimento.

O programa decorre durante todo o ano e inclui uma ou duas sessões por mês em cada Instituição. Para melhor desenvolver as intervenções junto dos acamados, nos Lares são realizadas sessões com a duração de 1h30min e nos Centros de Dia com a duração de 1h. A SAMP é responsável por todo o material necessário a cada uma destas sessões. Para além disso, o Novas Primaveras contempla, ainda, pequenos momentos artísticos direcionados a idosos acamados, proporcionando momentos de “viagem sonora” e interação verbal e não-verbal, levando a Arte ao encontro do mesmo.

Este programa conta com a parceria de mais de 30 IPSS’s e Juntas de Freguesia dos concelhos de Leiria, Fátima e Ourém, e Câmaras Municipais de Leiria e Batalha.

 

O projeto Novas Primaveras na Comunicação Social

“Uma instituição ao serviço da comunidade” | 15 de abril de 2022, Região de Leiria

“Quando a música bate à porta” | 05 de dezembro de 2021, REC – Repórteres em Construção

“Chamar a música” | 05 de dezembro de 2021, REC – Repórteres em Construção

“SAMP promove encontro de final de ano das Novas Primaveras em formato digital” | 20 de julho de 2020, Região de Leiria

“Novas Primaveras recebe prémio” | 30 de novembro de 2017, Jornal de Leiria

“Novas primaveras entre nove finalistas de concurso regional” | 23 de novembro de 2017, Região de Leiria

“Centro Social Paroquial de Caranguejeira: SAMP – Novas Primaveras” | Agosto de 2016, Notícias da Caranguejeira

“Novas Primaveras hoje em Leiria” | 22 de julho de 2015, Diário de Leiria