O projeto Caixinha das Artes é destinado a crianças dos 0 aos 6 anos de idade, com alterações ou em risco de apresentar alterações no seu desenvolvimento, bem como às suas famílias, sendo diagnosticadas e identificadas pelas Equipas Locais de Intervenção Precoce, designadas por ELI.
Este projeto SAMP procura esbater estigmas associados à deficiência e promover uma qualidade de vida crescente ao círculo familiar de crianças especialmente desgastadas com todo o processo de diagnóstico, com uma agenda sobrecarregada de múltiplas terapias. Numa colaboração com equipas multidisciplinares da intervenção precoce, são realizadas avaliações trimestrais onde se observam e registam as alterações de desempenho de cada uma das crianças, bem como a aceitação das suas limitações e características por parte das famílias.
Modelo de intervenção
Estas crianças – em grupos de até 8 -, em conjunto com as suas famílias, participam em intervenções inspiradas no modelo Berço das Artes SAMP, com sessões semanais de 45 minutos, a decorrer na sede da Escola de Artes SAMP, realizadas por duplas de profissionais das Artes Especializados em Educação Especial.
Este projeto SAMP conta com a parceria das Equipas Locais de Intervenção Precoce de Leiria, Marinha Grande e Porto Mós/Batalha, e com o setor de Consulta de Desenvolvimento do Centro Hospitalar de Leiria. Até ao momento, o programa não possui um parceiro financiador, pelo que depende exclusivamente do pagamento por parte das famílias.
| Créditos fotográficos de Joaquim Dâmaso |