Aqui Contigo nasceu em 2015, sendo um programa dedicado a pessoas em fim de Vida e seus familiares e cuidadores. Numa sociedade que abandona e esquece muitas vezes quem está a morrer, é necessário criar contextos que enriqueçam esta experiência preciosa e única para a pessoa e o seu círculo mais próximo de relações. As Artes, como se observa ao longo de toda a história humana, podem aqui desempenhar um papel vital, como o demonstra a curta história deste projeto SAMP.
Após cinco anos de conferências, comunicações e palestras sobre o projeto “Aqui Contigo – O Som como último colo”, colhem-se agora os frutos. Após cinco anos de consolidação e investimento da SAMP, o projeto Aqui Contigo é reconhecido e prepara-se para caminhar em maior escala, de braço dado com quatro parceiros. Portugal Inovação Social é a iniciativa responsável por dar asas a este projeto. Aliam-se a esta a Câmara Municipal de Leiria, União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes e Junta de Freguesia do Arrabal. Juntos, chegaremos aos que mais precisam naquela que deveria ser a hora mais cuidada e respeitada de todas as horas.
É pelo Amor e pela Presença que conseguimos que o Som seja o seu último Colo.
Modelo de intervenção
O Musicoterapeuta pretende, com os familiares e cuidadores, ser facilitador do acompanhamento da família neste processo doloroso e ajudar no processo do Luto. Ao longo dos últimos tempos de vida, que podem ser anos ou dias após o diagnóstico final, em suas casas ou em instituições (hospitais, lares ou unidades de cuidados paliativos), dois profissionais da área da música trabalham juntos e com as famílias para contar a história sonora de cada pessoa em fase terminal, através da criação de uma obra pessoal, transformando um momento íntimo e solitário num momento de unidade e comunhão, aliviando o sofrimento nos momentos finais da sua vida, ajudando a pessoa a libertar-se espiritualmente. Alguns dias após a morte, realiza-se, ainda, um encontro com a família que acompanhou mais de perto a pessoa falecida para um momento de partilha da experiência vivida.
Concertos de Homenagem
Os Concertos de Homenagem são realizados sempre que as famílias assim o desejarem, que pretendem, acima de tudo, ser um momento especial de homenagem ao ente querido, relembrando-o com Arte em Comunidade. Uma fase mais difícil transforma-se nesta bonita e leve homenagem, que através da Arte procura mostrar à comunidade que há beleza na despedida. Estes concertos acontecem maioritariamente nos cemitérios, como forma de desconstruir a “imagem pesada” que estes locais acarretam culturalmente, transformando-o num ambiente tranquilo, de saudade, paz e leveza, mas poderão, também, acontecer em qualquer outro lugar que faça sentido para a família.
Porque a Música penetra mais fundo na Alma Humana.
O projeto Aqui Contigo tem como principal cofinanciador o PO ISE, numa iniciativa Portugal Inovação Social. Conta, ainda, com o apoio da Câmara Municipal de Leiria, da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, da Junta de Freguesia do Arrabal, bem como com a pareceria da Unidade dos Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar de Leiria, da Unidade de Cuidados na Comunidade da Marinha Grande e da T.M.G Unidade de Cuidados Continuados de Ourém.
O projeto Aqui Contigo na Comunicação Social
“O som como último colo” a doentes em cuidados paliativos do Centro Hospitalar de Leiria | 05 de novembro de 2022, Visão Saúde
Música ameniza a dor e tem impacto positivo nos doentes em cuidados paliativos | 05 de novembro de 2022, Observador
A fotografia através da janela do quarto dos cuidados paliativos de Leiria | 05 de novembro de 2022, RPT Notícias
Aqui contigo, um projeto musical para doentes terminais | 04 de junho de 2017, Revista Frontal
Speaking of unspoken things | 19 de abril de 2017, London Arts in Health
Speaking of unspoken things | 19 de abril de 2017, A Restless Art
Projeto inovador quebra tabus e leva a música a doentes terminais | 05 de janeiro de 2017, Região de Leiria
| Créditos fotográficos de Joaquim Dâmaso |