Amar os Sons é um programa no âmbito do projeto SAMP Contigo, e desenvolve-se em torno da Música, Teatro e Dança para pessoas portadoras de deficiência. Iniciou em 2008, decorrente da parceria entre a SAMP e o Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus, no âmbito do Ensino Articulado, e tem como grande objetivo promover o desenvolvimento de competências através da experiência e partilha das Artes, ao descobrir outras formas de comunicação.
A Educação Artística é uma componente fundamental ao crescimento global e equilibrado da Pessoa Humana. São muitos os estudos que evidenciam o papel que as Artes em geral, e a Música em particular, desempenham neste crescimento e equilíbrio.
Modelo de intervenção
Este projeto é desenvolvido por uma dupla de profissionais SAMP ligados às Artes e às Terapias, articulada com profissionais da Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência, que realizam avaliações trimestrais observando a melhoria de competências definidas previamente para cada um dos participantes. São realizadas sessões semanais de 45 a 60 minutos cada, por duplas de profissionais da área da Musicoterapia e do Ensino Artístico, que têm como base o modelo Musicoterapêutico Rolando Benenzon cruzado com o modelo SAMP.
O projeto conta com a parceria do Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus e do Centro de Recuperação Infantil em Fátima (CRIF).