O programa Allegro Pediátrico surgiu em 2007 no âmbito da terapia pela Música e pelo Som, promovido pelo “Núcleo de Saúde com Arte SAMP”, atual SAMP Contigo -, no Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria-Pombal. A presença da Música em ambiente hospitalar é um importante contributo para a qualidade e humanização destes espaços, pois ao introduzir momentos de rutura na rotina da instituição, constrói-se e proporciona-se um espaço sensível, facilitador da expressão das emoções e do diálogo, criando momentos de prazer e bem-estar.
Modelo de intervenção
Equipas de dois profissionais das artes performativas, com base no modelo de intervenção SAMP cruzado com o modelo Musique et Santé, realizam sessões articuladas com as equipas médicas e de enfermagem do Serviço de Pediatria. As sessões são semanais e a sua duração varia de acordo com cada doente e serviço prestado, tendo como principal objetivo aliviar o stress das crianças internadas e das suas famílias, em especial nos internamentos de longa duração e nos diagnósticos mais críticos, bem como das equipas hospitalares que aí atuam.
Este programa é destinado a crianças dos 0 aos 30 dias (UCEP – Neonatologia), e dos 30 dias aos 18 anos que estejam internados no serviço de Pediatria do Hospital de Santo André, e as suas famílias.
Este projeto SAMP é financiado pela Fundação Caixa Agrícola de Leiria e Câmara Municipal de Leiria, e conta com a parceria do Centro Hospitalar de Leiria, da Fundação Caixa Agrícola e da Câmara Municipal de Leiria.
| Créditos fotográficos de Joaquim Dâmaso |