O projeto SAMP Ópera na Prisão, que junta o mais elaborado e complexo género musical ao serviço da reabilitação de jovens reclusos, ganhou duas novas dimensões: internacionalizou-se e passa a integrar as mais avançadas tecnologias de realidade virtual aumentada, possibilitando aos jovens reclusos a envolvência na cocriação de uma obra de arte. Tendo sido realizadas as duas últimas edições do projeto no Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens (EPL-J), com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian com o programa PARTIS, da Fundação Caixa Agrícola de Leiria e do Portugal Inovação Social, vai ter agora uma edição até 2022, num consórcio europeu que junta a Escola de Artes SAMP leiriense, o Gran Teatre del Liceu de Barcelona e a Irish Nacional Opera, na Irlanda.
O projeto, designado por Traction, é financiado pelo programa Horizonte 2020 e, para além das 3 instituições musicais, integra algumas das mais prestigiadas universidades e institutos de investigação europeus, sendo liderado pela empresa tecnológica basca Vicomtech, num consórcio de 9 parceiros (Sociedade Artística Musical dos Pousos, Vicomtech, El Gran Teatre del Liceu, Universitat Autònoma de Barcelona, Centrum Wiskunde & Informatica, Virtual Reality Ireland, François Matarasso, Irish National Opera, Dublin City University), que promove a democratização da ópera usando a tecnologia como meio para chegar a novos públicos, fornecendo novas ferramentas para a arte participativa.
NÓS. VOCÊS. TODA A GENTE.
Em junho de 2022, tivemos a apresentação de uma grande ópera concebida e ensaiada no Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens (EPL-J). Como em todas as grandes óperas que iniciam a sua preparação alguns anos e antes, também esta começou a dar os primeiros passos no seu Pavilhão Mozart, alguns meses antes da apresentação final. Para a concretização deste grande espetáculo, o projeto Ópera na Prisão, agora na série Traction, envolveu-se com duas óperas europeias, o Gran Teatre del Liceu de Barcelona e a Irish National Opera, para, juntos, implementarem um modelo de co-criação.
Todos fomos convidados a participar na criação desta nova ópera, e em junho de 2022 participámos num dos seus momentos experimentais. Três Compositores (Francisco Fontes, Nuno da Rocha e Pedro Lima) e um Libretista (Paulo Kellerman) inspiraram-se nos muitos encontros que tiveram com a comunidade prisional de Leiria, e oferecem-nos uma Cena de Ópera interpretada pelos solistas Carla Simões (Soprano), Cátia Moreso (Mezzosoprano), André Henriques (Baixo/Barítono), que, graças às ferramentas tecnológicas desenvolvidas para este Traction, juntou artistas no palco da Fundação Calouste Gulbenkian, alguns no Pavilhão Mozart, em Leiria, familiares a participar de suas casas, e ainda outros pelo mundo!
Cena de Ópera “NÓS. VOCÊS. TODA A GENTE.”
O TEMPO (Somos Nós)
Escolheram-se duas palavras: porta e viagem. E foi sobre elas que se foram tecendo e partilhando memórias. Construiu-se uma história e compôs-se uma ópera que nos conta do tempo. Do que somos todos. Ulisses e Penélope ajudaram muito, e até Mozart voltou ao Pavilhão a que deu nome, no Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens, para se juntar ao coro. Três compositores e um libretista convidados, conviveram dentro e fora de muros com quem gosta de ouvir e contar histórias. Chegámos agora a um primeiro porto, e veremos por quanto tempo ficaremos.
Grande Ópera “O TEMPO (Somos Nós)”
O “Traction” é financiado pelo programa HORIZONTE 2020 e para além das três instituições musicais – Escola de Artes SAMP, leiriense; o Gran Teatre del Liceu, de Barcelona; e a Irish National Opera –, integra, ainda, algumas das mais prestigiadas universidades e institutos de investigação europeus, sendo liderado pela empresa tecnológica basca VICOMTECH, contando com o expert François Matarasso como seu membro efetivo.
O projeto Ópera na Prisão – Traction na Comunicação Social
Privilegiar a tecnologia ancestral da escuta | dezembro de 2022, Fundação Calouste Gulbenkian
A prison opera and digital transformation boost diversity of artistic voices | 10 de agosto de 2022, Horizon Magazine
Building Capabilities: Rethinking the Social Value of Culture | 06 de junho de 2022, Fundação Calouste Gulbenkian
TRACTION, the new concept to revolutionise Opera | 16 de setembro de 2021, YouTube Traction
ÓPERA NA PRISÃO – com a tecnologia TRACTION | 26 de maio de 2021, Website Traction
VR reaches moment of truth as Apple pitches in for a slice of the action | 07 de março de 2021, The Times
| Créditos fotográficos de Joaquim Dâmaso |