“Ópera na Prisão” – Don Giovanni 1003, Leporello 2015 é um projeto no âmbito da Música Erudita desenvolvido numa parceria entre a SAMP e o Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens (EPL-J), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian através da iniciativa “Partis – Práticas Artísticas para a Inclusão Social”.
Este projeto nasceu em 2014, e a recriação da Ópera Il dissoluto punito, ossia il Don Giovanni pelo olhar de meia centena de jovens reclusos, foi o ponto de partida para o seu início.
O “Ópera na Prisão” tem como principal objetivo potenciar, pela criação artística no campo da música em geral e da ópera em particular, a autoestima, o autocontrolo e a formação pessoal e cívica dos jovens do EPL-J. A nível pessoal, o presente projeto pretende promover a integração social de cada recluso, envolvendo estruturas artísticas das suas comunidades.
O projeto “Ópera na Prisão” tem como entidade financiadora a Fundação Calouste Gulbenkian através do programa “Partis” e conta com a parceria do Estabelecimento Prisional Leiria – Jovens, da Fundação Caixa Agrícola de Leiria, do Município de Leiria e da Escola de Dança Clara Leão.
O projeto Don Giovanni na Comunicação Social
A SAMP participou num Estudo de Caso realizado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Menção Honrosa SIC Notícias do Prémio de Jornalismo Edição ’17- Quando estou a cantar não estou preso
Ópera na Prisão “D. Giovanni 1003 – Leoporello 2015” | Vídeo, Região de Leiria
Ópera na Prisão “D. Giovanni 1003 – Leoporello 2015” | Vídeo, Região de Leiria
Ópera na Prisão | Projeto PARTIS – 1ª edição | Vídeo, Fundação Calouste Gulbenkian
| Créditos fotográficos de Joaquim Dâmaso |