UpA – Na Curva do Riso

O que é o Projeto UpA – Unidos pela Arte:
Perante um dos momentos mais desafiantes para toda a comunidade repleto de tensões sociais, emocionais e económicas causadas pela pandemia, perante o medo, a ansiedade e a incerteza generalizadamente instalados em todos estratos sociais, surgiu o projecto UpA – Unidos pela Arte.
A SAMP, em conjunto com a Câmara Municipal de Leiria, acredita que através da Arte se podem facultar ferramentas essenciais para sair desta crise Humanitária, não só mantendo o estado de saúde bem como proporcionando a aquisição de competências para a vida.
UpA – Unidos pela Arte, é um programa de inclusão social pela arte, um projeto que conta com a participação de profissionais de saúde do Centro Hospitalar de Leiria e não só, oferecendo um momento de descanso para aqueles que constantemente cuidam dos outros. Encontrando nas artes uma forma de expressar suas emoções, relaxar e se conectar, seja por meio da música, dança ou teatro, participando ativamente de um processo de co-criação e performance artística, coordenado por professores da Escola de Artes SAMP.

Como resultado destes encontros, surge a nossa peça, intitulada “Na curva do
Riso”, um trabalho original de criação coletiva inspirado nas vivências e improvisações dos participantes e na magistral peça de Luigi Pirandello “Cosi é
(se vi pare)”.

Sinopse
A vida de Preciosa sofre uma reviravolta depois de ter uma conversa telefónica com a líder de Yoga do riso, Bela Simões, que coincidentemente é instrutora da sua irmã. Decide então ir ao estúdio onde esta prática é realizada, em busca de ajuda. Neste encontro repleto de gargalhadas, ela descobre uma nova realidade, que a auxiliará a lidar com seus problemas e a compreender melhor as pessoas que frequentam o estúdio, assim como as personagens peculiares que aparecem inesperadamente neste dia. Isso inclui uns novos vizinhos que farão todos perceberem que “Nem sempre tudo é o que parece”

Elenco: Andreia Correia, Bela Belchior, Georgina Lourenço, Isabel Pires, Margarida Marques, Jéssica Andrade, Luís Oliveira, Fátima Silva, Margarida Dias. Licínia Batista, Rita Martins, Margarida Dinis, Dores Fonseca, Elisa Francisco, Paula Melanda, Ana Neves, Sara Rijo, Susana Marques

Encenação: Laura Perdomo
Dramaturgia: Upa e Laura Perdomo
Assistente de encenação: Sofia Neves
Coreografia: Susana Caseiro e Sandor Garcia
Cenário e Figurinos: Carla Freire
Desenho de luz: Leonel Moteiro

Agradecimentos:
 Centro hospitalar de Leiria, Comissão de Humanização do
Hospital de Leiria.