Traction, o projeto SAMP Ópera na Prisão, que integra as mais avançadas tecnologias de realidade virtual aumentada que possibilitaram aos jovens reclusos a envolvência na cocriação de uma obra de arte, faz parte de um livro com 40 histórias, destinado a assinalar os 40 anos de Investigação e Inovação da União Europeia.
Este documento, lançado agora, pretende ilustrar “a amplitude da Investigação e da Inovação tornada possível através do financiamento da UE e alguns dos resultados alcançados nos últimos 40 anos”. Abrange “a inovação industrial, a saúde, os transportes, a energia, a sociedade, o ambiente, a alimentação, a digitalização, a cooperação internacional, a segurança e o espaço”.
TRACTION usa a ópera como um caminho para a inclusão social e cultural, tornando-a mais uma vez uma força de transformação radical. Lançado em 2022, este projeto juntou um consórcio europeu constituído pela SAMP, o Gran Teatre del Liceu de Barcelona e a Irish Nacional Opera, na Irlanda.
Financiado pelo programa Horizonte 2020 e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Caixa Agrícola de Leiria e Portugal Inovação Social, integrou ainda algumas das mais prestigiadas universidades e institutos de investigação europeia, sendo liderado pela empresa tecnológica basca Vicomtech, num consórcio de nove parceiros: a Sociedade Artística Musical dos Pousos, Vicomtech, El Gran Teatre del Liceu, Universitat Autònoma de Barcelona, Centrum Wiskunde & Informatica, Virtual Reality Ireland, François Matarasso, Irish National Opera, Dublin City University).
No documento denominado “40 histórias 40 anos de Investigação e Inovação na EU” é referida a ópera como “teatro de emoções”, salientando que os investigadores estão a estar como esta “pode tornar as nossas sociedades mais inclusivas”.
“Os testes de ópera comunitária utilizaram um palco especial para ligar locais e pessoas em tempo real, permitindo que os participantes em diferentes locais se apresentassem juntos”, refere o documento, lembrando que os 11 espetáculos realizados – após a pandemia da Covid 19 – envolveram 1.300 artistas não profissionais e membros da comunidade.
As óperas foram vistas presencialmente por mais de oito mil pessoas e cerca de 766 mil remotamente e incluíram uma ópera comunitária com e para os jovens reclusos da prisão Juvenil de Leiria, uma ópera sobre a vida no Raval com coros amadores do bairro de Barcelona, e a primeira ópera do mundo baseada em realidade virtual, cocriada com adolescentes em locais remotos.
A Sociedade Artística Musical dos Pousos é uma instituição de Utilidade Pública, fundada em 1873, envolvendo cerca de 10 mil pessoas entre alunos, professores e utentes.
Para além da Filarmónica, corpo histórico da instituição, de uma Escola de Artes com ensino oficial de música e várias formações corais e instrumentais, a SAMP desenvolve, em parceria com diversas instituições, um vasto leque de programas nos âmbitos da formação, musicoterapia e arte comunitária.
Mais informação sobre TRACTION: Traction | SAMP
Documento da EU: 40 histórias, 40 anos – Serviço de Publicações da UE (europa.eu)