SAMP promove I Ciclo de Piano em homenagem a Margarida Korrodi

A Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP) promove, nos dias 17, 23 e 24 de janeiro, o I Ciclo de Piano Margarida Korrodi, uma iniciativa que pretende homenagear e recordar a pianista Margarida Korrodi, figura marcante da vida cultural de Leiria, e que marca o início de um projeto que se pretende continuado ao longo do tempo.

Margarida Korrodi, neta do arquiteto Ernesto Korrodi, dedicou a sua vida à Arte. Apaixonada pelo piano desde criança, foi influenciada pelos ambientes musicais vividos em família, tendo seguido para Lisboa para concluir o Curso Superior de Piano. Embora não tenha desenvolvido uma carreira como concertista, reflexo do contexto da época em Leiria, em meados do século passado, destacou-se como professora, formando vários alunos que são hoje profissionais de música.

Como gesto de grande significado para a comunidade, Margarida Korrodi deixou o seu piano e espólio musical à Escola de Artes SAMP. O instrumento encontra-se atualmente na Sala Margarida Korrodi, na SAMP, e é utilizado semanalmente por alunos da escola no seu processo de aprendizagem.

Com início em janeiro de 2026, este primeiro Ciclo de Piano pretende não só manter viva a memória de Margarida Korrodi, como também dar origem a uma série de ciclos dedicados ao piano, reforçando o papel da SAMP na promoção da música, da cultura e da formação artística em Leiria.  O ciclo contará, ainda, com a participação de alunos da SAMP, promovendo o encontro entre diferentes gerações.

Recordar Margarida Korrodi é recordar a cultura de Leiria e preservar as suas memórias.

 

Informações

17 de janeiro | 18h00 | Sala Mário Ferreira Matias (na Caixa Crédito de Leiria) – Recital das pianistas Yumiko e Ayane Ishizuka

23 de janeiro | 21h00 | Auditório Barão de Viamonte (SAMP) – Conversas em Torno do Piano com José Pedro Ribeiro

24 de janeiro | 18h00 | Sala Mário Ferreira Matias (na Caixa Crédito de Leiria) – Recital do pianista José Pedro Ribeiro