Cada vez mais, a SAMP se distingue naqueles que menos têm, menos verbalizam, menos se movimentam ou que se encontram isolados. É com estes que temos vindo a crescer, a aprender e a tomar consciência da importância e necessidade de estar para e com eles. Baseada na experiência e impacto obtido através do projeto Novas Primaveras, os profissionais SAMP deram conta de um outro mundo que existe fora das instituições e dentro de casas de idosos que optam e lutam pelo envelhecimento “in place” e nas suas comunidades.
Por isso, nasceu a vontade de desenvolver o Palco em Casa, um programa mais envolvente e eficaz, que pretende constituir-se como boa prática a ser alargada a um maior território, de forma a chegar a todos os que precisam, apoiado pela comunidade e instituições. Este projeto contempla toda uma população em solidão no domicílio, envolvendo a comunidade em prol de uma luta contra o abandono e exclusão ou segregação.
O Palco em Casa foi desenvolvido ao longo de dez meses, estando inserido em 3 fases essenciais: num primeiro momento, foram identificados os públicos, criadas plataformas de artistas, programação, sistema de bilhetes e visitas às aldeias e casas que usufruíram do projeto; posteriormente, numa segunda fase, realizaram-se 24 Concertos de Bolso em 12 aldeias isoladas das freguesias de Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, com músicos profissionais; contando a terceira etapa com a realização de “Encontros” nas comunidades, destacando-se a participação de elementos da Banda Filarmónica SAMP e da Banda Filarmónica Pedroguense, num encontro de várias gerações e música!
Convidamos todos a assistir ao Documentário que recolhe o olhar destes dez meses de intensa partilha artística, comunidade e crescimento pessoal vivenciados ao longo do projeto.
O Palco em Casa baseia-se no acreditar que a Arte é de Todos e para Todos, e que esta, devido ao seu grande potencial, poderá ser capaz de transformar pessoas e mentalidades!
Este projeto conta com a parceria de vários municípios: Câmara Municipal de Leiria, Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, Câmara Municipal de Pedrógão Grande e União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes. Nele participa a Banda Filarmónica SAMP e a Banda Filarmónica de Pedrógão Grande, contando ainda, com o apoio do CDRSP – Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentável do Produto. Para além disso, o Palco em Casa é um dos quatro projetos culturais apurados e financiados pelo Programa de Apoio Municipal de Leiria à Rede Cultura 2027.