Filarmónica SAMP | Quarteto de Flautas – Grand Quatour

 

Banda Filarmónica SAMP | Acompanhe a programação online em SAMP Play ou no YouTube

A sexta-feira é, para muitos, o último dia da semana. Para os filarmónicos é o primeiro de um intenso trabalho que fazem com gosto e por amor à Música. É o dia de ensaio na “casa da música”!

De 22 de janeiro a 19 de fevereiro, sempre à sexta-feira, a Banda Filarmónica SAMP estreia, em SAMP Play e no YouTube, uma performance dos seus ensembles.

Hoje, 19 de fevereiro, encerramos a programação dedicada aos ensembles da Filarmónica SAMP com o Quarteto de Flautas e a obra Grand Quatour N.º 2 em Fá, Op.70, de Eugène Walckiers. Grande parte das composições de Walckiers foram dedicadas à flauta transversal, ou não fosse ele próprio um virtuoso flautista. Apesar da beleza das suas obras, não é um compositor reconhecido pelo grande público, embora certamente o seu amigo mais famoso e compositor de óperas, Gioachino Rossini, aprovasse certamente as composições.

A interpretar a obra de Walckiers, temos um Quarteto de Flautas que representa fielmente o naipe da Filarmónica SAMP do mesmo instrumento: o naipe da juventude! É, de facto, o único naipe da Banda que é composto exclusivamente por jovens. Não há nenhuma razão especial para este facto. Contudo, se nos restantes naipes encontramos músicos menos jovens que são modelos para os mais novos, quer musical como socialmente, neste naipe os jovens flautistas têm como modelo alguém muito próximo na idade. O André não prosseguiu estudos superiores de música, está a profissionalizar-se numa área completamente diferente, mas é um importante exemplo para os mais novos: continua a tocar e a praticar, continua a ir aos ensaios, apesar de viver agora noutra cidade, e dedica-se de tal forma à sua Filarmónica que é o principal dinamizador dos momentos de diversão e tertúlia que unem todos os músicos. Já a Rita, está a caminho de uma longa e fantástica carreira musical, pelo que é um outro importante modelo: demonstra o que é preciso para atingir um excelente nível musical, está igualmente longe dos Pousos e tem desafios artísticos superiores, mas também ela não deixa de estar presente na sua Filarmónica.

Quarteto de Flautas da Banda Filarmónica SAMP
Rita Santos, Filipa Febra, André Loureiro e Luísa Morais

Gravado no Auditório Barão de Viamonte – Sede SAMP, Pousos.