MOZART ON: Quando a reclusão inspira

Em Leiria há um Estabelecimento Prisional onde os jovens também se encontram para cantar ópera. Já pisaram alguns palcos pelas mãos de Mozart e outros compositores líricos, e gostam de desafiar os clássicos a ouvir RAP ou Hip Hop.

Alguns destes jovens, com a vinda do Papa Francisco até Lisboa, decidiram voltar à Fundação Calouste Gulbenkian e lembrar árias e coros de “Don Giovanni” e “Così fan Tutte”. Como sempre, não se ficam pela música clássica e o RAP vai também marcar presença. Porque as palavras nos importam.

Integrado na programação da Jornada Mundial da Juventude, no dia 02 de agosto de 2023 (quarta-feira), às 15h30, os nossos jovens voltam a subir ao palco do Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian para uma sessão performativa que irá culminar com uma conversa em torno da experiência do projeto Ópera na Prisão.

A entrada é livre mediante levantamento do bilhete no próprio dia, na Fundação Calouste Gulbenkian, a partir das 10h00.

 

O projeto SAMP “Ópera na Prisão – Mozart ON” é apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação “la Caixa” através da iniciativa PARTIS & Art for Change, conta com a parceria do Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens e apoios da Câmara Municipal de Leiria e da Junta de Freguesia de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, entre muitas outras pessoas e instituições anónimas.