Jovens reclusos celebram Natal com espetáculo artístico no Pavilhão Mozart

“Visitação” é o tema do espectáculo que envolve cerca de 40 reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens (EPL-J) e que será apresentado publicamente no próximo dia 11 de dezembro.

A iniciativa inserida no projeto da Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP) “Ópera na Prisão – Mozart ON”, pretende assinalar o Natal e ao mesmo tempo mostrar ao público leiriense “o que de melhor tem acontecido nos cursos e programas que convivem neste Estabelecimento”, refere David Ramy.

Segundo o coordenador deste projeto SAMP “este espetáculo, que encerra as atividades desenvolvidas no pavilhão Mozart, integra as várias iniciativas desenvolvidas no âmbito do projeto Ópera na Prisão, mas também Rap Nova Escola e Yoga”, frisando que “haverá ainda momentos de conversa e celebração do Natal”.

“É um momento importante para relembrar aquilo que nos une”, salienta David Ramy.

Este espetáculo, que ocorre às 10.15h (10.15) e às 15 horas, é gerido pelos reclusos – com idades compreendidas entre os 16 e 23 anos -, equipas técnicas e artísticas do Estabelecimento Prisional.

Os interessados em assistir a este espetáculo devem entrar em contacto com a SAMP através do email producao@samp.pt até ao dia 1 de dezembro, indicando nome completo, CC, matrícula da viatura e contacto telefónico.

Provocar impactos que perdurem na vivência destes jovens é o grande propósito do Ópera na Prisão – Mozart ON, ajudando na sua reinserção social através de formações com competências práticas que poderão usar “extra-muros”, e também contribuindo para uma melhor relação familiar e com a comunidade dentro e fora da prisão.

O projeto SAMP “Ópera na Prisão – Mozart ON” é apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação “la Caixa” através da iniciativa PARTIS & Art for Change, conta com a parceria do Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens e apoios da Câmara Municipal de Leiria e da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.

A Sociedade Artística Musical dos Pousos é uma instituição de Utilidade Pública, fundada em 1873, envolvendo cerca de 10 mil pessoas entre alunos, professores e utentes.

Para além da Filarmónica, corpo histórico da instituição, de uma Escola de Artes com ensino oficial de música e várias formações corais e instrumentais, a SAMP desenvolve, em parceria com diversas instituições, um vasto leque de programas nos âmbitos da formação, musicoterapia e arte comunitária.