Filarmónica SAMP | Ensemble de Saxofones – Libertango

 

Banda Filarmónica SAMP | acompanhe a programação online em SAMP Play ou no YouTube

A sexta-feira é, para muitos, o último dia da semana. Para os filarmónicos é o primeiro de um intenso trabalho que fazem com gosto e por amor à Música. É o dia de ensaio na “casa da música”!

De 22 de janeiro a 19 de fevereiro, sempre à sexta-feira, a Banda Filarmónica SAMP estreia, em SAMP Play e no YouTube, uma performance dos seus ensembles.

Hoje, 12 de fevereiro, estreia o Ensemble de Saxofones da Banda Filarmónica SAMP com a interpretação de Libertango, uma das obras icónicas do compositor Argentino, Astor Piazzolla. O tango argentino terá surgido das danças cujos pares se formavam com dois homens, o que se reflete na tradição coreográfica de evitar o olhar entre bailarinos do mesmo par. Enquanto estilo musical, o tango teve o seu expoente máximo na década de 1920, com Carlos Gardel, Ignacio Corsini, entre outros cantores, e internacionalizou-se. Mas foi Astor Piazzolla que deu ao tango um novo cunho, já depois de 1940, fundindo o estilo com a música dita clássica ou erudita, e também com o jazz. Da orquestra sinfónica, formação para a qual reescreveu as Quatro Estações Portenhas (nula alusão às Quatro Estações de Vivaldi mas dedicadas à sua nação Argentina), ao Conjunto Electronico (fusão do bandoneón com instrumentos eléctricos), o tango passou a estar presente em todo o tipo de palcos no mundo inteiro.

A interpretar este arranjo de Bernard Marillia, temos o naipe da Filarmónica SAMP com mais elementos: os saxofones. Enquanto ensemble, funciona essencialmente como um quarteto alargado, contando com quatro instrumentos diferentes: soprano, alto, tenor e barítono. Quando disponível, podem juntar ainda mais dois elementos da família saxofone, o sopranino e o baixo. O resultado é um ensemble quase tão rico como um órgão de tubos.

Além de ser o naipe com mais elementos, é também aquele que conta com mais alunos e ex-alunos da Escola de Artes SAMP. Mas, também, conta com pessoas que nunca estudaram saxofone num curso oficial mas tiveram, ou estão a ter, outra escola igualmente importante: a escola do Filarmónico!

Ensemble de Saxofones da Banda Filarmónica SAMP

Gravado no Auditório Barão de Viamonte – Sede SAMP, Pousos.