Espetáculo “Cá Dentro” encerra projeto
Ópera na Prisão – Mozart On
Com a realização do espetáculo “Cá Dentro” no Teatro José Lúcio da Silva, pelas 16h do dia 19 de julho, é colocado um ponto final no projeto da Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP) “Ópera na Prisão – Mozart ON” que ao longo de três anos decorreu no Estabelecimento Prisional de Leiria-Jovens.
Este projeto, integrado na 2ª Edição da iniciativa PARTIS & Art for Change, pretendeu “capacitar os jovens reclusos para que estes, de forma autónoma, consigam gerir o Pavilhão Mozart – Centro de Artes Performativas do EPL-J”, refere David Ramy.
De acordo com o coordenador deste projeto, “o objetivo foi atingido” e agora “pela primeira vez os jovens vão estar numa régie (espaço para controlo técnico de um evento) a sério, numa grande sala de espetáculos junto dos técnicos do Teatro José Lúcio da Silva”. “É uma experiência forte para todos eles, fora dos muros da prisão”, sustentou.
Ao longo de hora e meia, 15 reclusos – 10 dos quais estão no projeto desde o primeiro dia -, vão apresentar ao público pequenos excertos dos espetáculos que realizaram nestes três anos no Pavilhão Mozart. No palco haverá dança, ioga, rap, ópera e música ligeira portuguesa, bem como muita conversa entre os próprios reclusos e atores.
Durante este evento será apresentado o book do projeto com fotografias de Joaquim Dâmaso e textos de Paulo Kellerman, e que conta ainda com vários testemunhos de reclusos, guardas prisionais e elementos da Fundação Calouste Gulbenkian, entidade que apoia este projeto.
No foyer do Teatro José Lúcio da Silva estarão em exposição e venda alguns produtos feitos pelos reclusos, nomeadamente vinho e chinelos.
A entrada para o espetáculo é livre, devendo os interessados solicitar os seus bilhetes na bilheteira do Teatro José Lúcio da Silva.
Provocar impactos que perdurem na vivência destes jovens é o grande propósito do Ópera na Prisão – Mozart ON, ajudando na sua reinserção social através de formações com competências práticas que poderão usar “extra-muros”, e também contribuindo para uma melhor relação familiar e com a comunidade dentro e fora da prisão.
O projeto SAMP “Ópera na Prisão – Mozart ON” é apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação “la Caixa” através da iniciativa PARTIS & Art for Change, conta com a parceria do Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens e apoios da Câmara Municipal de Leiria e da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.
A Sociedade Artística Musical dos Pousos é uma instituição de Utilidade Pública, fundada em 1873, envolvendo cerca de 10 mil pessoas entre alunos, professores e utentes.
Para além da Filarmónica, corpo histórico da instituição, de uma Escola de Artes com ensino oficial de música e várias formações corais e instrumentais, a SAMP desenvolve, em parceria com diversas instituições, um vasto leque de programas nos âmbitos da formação, musicoterapia e arte comunitária.