Filarmónica SAMP | Ensemble de Madeiras – Hunting Song

 

Banda Filarmónica SAMP | acompanhe a programação online em SAMP Play ou no YouTube

A sexta-feira é, para muitos, o último dia da semana. Para os filarmónicos é o primeiro de um intenso trabalho que fazem com gosto e por amor à Música. É o dia de ensaio na “casa da música”!
De 22 janeiro a 19 de fevereiro, sempre à sexta-feira, a Banda Filarmónica SAMP estreia, em SAMP Play e no YouTube, uma performance dos seus ensembles.

Hoje, 29 de janeiro, estreia o Ensemble de Madeiras da Banda Filarmónica SAMP com a interpretação de Hunting Song, um excerto da ópera Der Freischütz de Carl Maria von Weber e com arranjo do clarinetista Daniel Frazão. A ópera, considerada uma das melhoras obras de Weber e um marco na história da música germânica, conta a história de um jovem caçador das florestas que procura arrebatar o coração de uma rapariga demonstrando a sua perícia num concurso de tiro. Seria um romance simples, não fosse o jovem “vender” a alma ao Diabo! O excerto é a canção que anuncia o início da competição!

A interpretar o arranjo, dirigidos pelo maestro Simão Francisco, temos os filarmónicos que tocam instrumentos da família das madeiras. São assim classificados pelas características comuns dos instrumentos: tubos com buracos que são tapados e destapados pelos dedos ou por um sistema de chaves igualmente acionado pelos dedos. O ensemble tem ainda uma característica especial: João, o mais jovem de entre todos os filarmónicos, e o Ti Carlos, o mais sénior da SAMP e quiçá das filarmónicas de Leiria!!! Normalmente estariam a dividir a estante para tocar, o jovem ainda criança e aspirante a artista e o seu ídolo. Por agora, sempre que for possível, tocam cada um na sua estante, distanciados por 2 metros e picos. Porque mais importante que colocar músicos em palco é colocar a música e a arte na vida das pessoas.

Ensemble de Madeiras da Banda Filarmónica SAMP
Maestro: Simão Francisco

Gravado no Auditório Barão de Viamonte, SAMP