28º Aniversário da ESCOLA de ARTES SAMP

Foi a 03 de outubro de 1992 que nasceu a Escola de Artes SAMP. Hoje, 28 anos depois, continuamos a formar crianças e adultos no mundo da Artes e da Música, sempre com o ideal de que “mais importante que colocar músicos no palco é colocar a Música e a Arte na vida das pessoas”.

A Escola de Artes SAMP foi criada em 1992, obteve paralelismo pedagógico em junho de 2002 com vinculação ao Conservatório de Música de Coimbra e funciona, atualmente, com autonomia pedagógica determinada pelo Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo. É o departamento SAMP que afeta maiores recursos humanos e materiais, e porventura o de maior significado para a comunidade em geral. Na SAMP, acreditamos que as Artes são fundamentais para o bom crescimento e desenvolvimento das crianças e por isso, no “Berço das Artes” oferecemos um plano de estudos no âmbito do ensino vocacional das artes para a primeira infância, e dele decorreram muitos outros projetos que hoje se desenvolvem no nosso país, como “Músicos de Fraldas” e “Concertos para Bebés”.

Quem inicia a aprendizagem musical no Berço das Artes, encontra na Escola de Artes vários percursos possíveis para se desenvolver musicalmente ao longo da idade, até chegar a adulto. Após gatinhar os sons, na idade do 1.o Ciclo, as opções são várias e incluem cursos para Pais & Filhos, Cursos em Família, Para Todos e Livres. Para os pequeninos mais arrojados, podem ainda ingressar nos cursos de Iniciação à Música do Ensino Artístico Especializado (Preparatório), um projeto realizado em parceria com o Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus. Para além disso, a nossa Escola de Artes possui Formações Residentes, como a Banda Filarmónica SAMP, SwingSAMP e Coro SAMP, ideais para todos os que desejam fazer música de forma séria, sem a obrigatoriedade das avaliações.

Ao longo destes 28 anos, muitos foram os desafios, alegrias e conquistas vivenciadas na Escola de Artes SAMP! Logo no seu início, para além da Música, na EA podíamos encontrar classes de Artes, Dança, Artes Plásticas e Teatro – atualmente, continuamos a desafiar os nossos alunos, papás e mamãs no mundo da representação através do Teatro Pais & Filhos e da Escola T. O CD “25 anos de Artes em Família” foi, também, outro momento muito importante para a nossa Escola de Artes, que compilou o resultado de um trabalho realizado ao longo de vários anos e que pode ser adquirido em qualquer altura, para todos os que desejam levar sempre consigo um bocadinho da Família SAMP.

Eventos como “Escola de Artes de Portas Abertas”, “Concurso Maestro Joaquim Lopes” e “Famílias ao Palco” são algumas referências importantes que destacam os nossos artistas – alunos e famílias -, e onde, acima de tudo, se pretende reunir a família SAMP. Para além disso, a nossa Escola de Artes continua a investir na inovação dos seus projetos e cursos, possuindo, atualmente, um Curso de Assobio e sendo a única escola portuguesa que teve em funcionamento o Curso Oficial de Carrilhão!

A cada ano surgem novos desafios e tentamos fazer sempre mais e melhor. Desafiamos os nossos alunos a sair da sua zona de conforto e atuar em espaços e ambientes que fogem à norma, sempre com o objetivo de contribuir para que sejam pessoas e profissionais de excelência! Queremos continuar a apostar nas Artes como forma de aprendizagem e relação com o outro. A Escola de Artes SAMP é uma casa de pessoas, para pessoas e ao longo dos anos foram muitos os voluntários, parceiros e amigos que contribuíram para o crescimento desta instituição, que tenta sempre preservar a história com inovação e rigor no trabalho realizado. São, também, muitas as famílias que temos ajudado a crescer no mundo das artes e que nos enchem de alegria.

Atualmente, vivemos um momento atípico, onde a tecnologia e o mundo digital assumiram, mais do que nunca, uma grande importância na sociedade. Desta forma, é com muito orgulho que a SAMP apresenta o seu novo website, com um design moderno, intuitivo e interativo! Esperamos, assim, melhorar a sua experiência SAMP também no mundo digital.

São 28 anos de Escola de Artes SAMP, de história e de família. Agradecemos a todos os Professores, Pais, Alunos, Amigos, Voluntários e Parceiros que contribuíram para o crescimento da nossa escola e sempre acreditaram que as Artes são capazes de mudar vidas!

Parabéns à Escola de Artes SAMP!