A Banda Filarmónica é o departamento SAMP que está na origem histórica da instituição, e que se assume como garante do crescimento e sustentabilidade da mesma. Com atividade ininterrupta desde 1873, a Filarmónica SAMP realizou largos milhares de serviços, na sua maioria “Festas Religiosas Tradicionais”, ainda que da sua atividade se destaquem as Touradas, tratando-se neste domínio musical a única filarmónica especializada em toda a região de Leiria.
O elevado nível artístico dos seus membros desde muito cedo a distinguiu das suas congéneres locais, tendo vencido em 1877 o Grande Concurso de Bandas de Leiria, e em 1965 o Concurso das Filarmónicas da Região de Turismo do Distrito. Para este facto, contribuiu a qualidade técnica e pedagógica dos seus regentes, inicialmente oriundos da Banda Militar de Leiria, mais tarde formados na sua Escola. Os primeiros regentes da Filarmónica SAMP foram sempre os Chefes da Banda Regimental de Leiria, ainda no ativo ou já reformados. Destes, destacam-se Manuel Glória Reis e António Fernandes Barbosa. Para a história mais recente da SAMP, foram particularmente marcantes os maestros António Cordeiro Gonçalves, Joaquim Lopes e Alberto Roque. O contacto com estes Mestres particularmente pedagogos, e de alguma forma inovadores, fez com que a SAMP, ao longo da sua história, para além da Filarmónica, tivesse desenvolvido outros projetos musicais.
Na permanente procura de novas práticas musicais e novos repertórios, em complementaridade com a tradição histórica das bandas filarmónicas que a SAMP assume, têm sido promovidas algumas realizações que pretendem apontar novos caminhos para o futuro e responder às expectativas que as novas gerações colocam na sua prática filarmónica. Destas, destacam-se os programas que cruzam o universo filarmónico com as novas tecnologias, outros instrumentos e práticas musicais como o das Gaitas de Foles, Novas Tecnologias, Teatro Musical e o Repertório Coral. Mais recentemenete, destaca-se ainda o convite para participar no 25º Aniversário do Festival Internacional de Bandas da cidade de Vienna, o Blasmusikfest, em que esteve presente no mês de junho de 2004.
Foi dirigida pelo Maestro Simão Francisco até ao ano de 2015, em 2016 esteve na regência o Maestro Jorge Lopes, que prosseguiu o trabalho com a Banda Filarmónica SAMP. Em 2017, o Maestro Simão Francisco retomou o trabalho anterior, apresentando novos desafios até aos dias de hoje.
| Créditos fotográficos de Joaquim Dâmaso |