Filarmónicos Pais & Filhos é um projeto de prática Instrumental e Vocal para pais e filhos com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade. Este projeto procura responder a três objetivos muito concretos: permitir a presença ativa dos Encarregados de Educação nos estudos musicais dos seus filhos; estimular um processo de aprendizagem centrado nas práticas musicais em concreto, e não nas tradicionais “aulas de instrumento individuais”; partilhar com os Encarregados de Educação a aprendizagem instrumental e musical dos seus próprios filhos.
A partilha da prática musical entre pais e filhos é frequente no programa Berço das Artes e culmina nas performances em turma no nível Piccolini. O desenvolvimento desse programa tem demonstrado o quão importante é essa partilha de aprendizagens e práticas musicais. No projeto Filarmónicos Pais & Filhos (anteriormente Piccolini Filarmónicos), essa importância é reafirmada e determinante para os níveis seguintes, em que a criança atinge maior autonomia, uma vez que aqui, os pais passam a compreender melhor as exigências da aprendizagem de um instrumento, o tempo de dedicação que o mesmo necessita, tendo assim consciência do apoio que precisam dar aos seus filhos para que essa aprendizagem possa evoluir. Por outro lado, este é um projeto que permite um contacto com vários instrumentos sem ser necessário tomar uma decisão definitiva sobre nenhum deles, o que ajuda a conhecer um pouco de cada um deles.
O repertório dos Filarmónicos Pais & Filhos Instrumental abrange diversos estilos e épocas musicais, e consiste em obras adaptadas para a formação disponível, a qual pode mudar de período para período, uma vez que se pretende que pais e filhos possam experimentar diferentes instrumentos, para no futuro poderem fazer uma escolha mais informada e refletida. Os palcos vão variando em função dos eventos que se organizam em torno destas classes: podem ser audições no auditório Barão de Viamonte, na sede SAMP, noutros locais da nossa cidade e, por vezes, noutras cidades. O funcionamento das classes do projeto consiste em ensaios semanais de uma hora de instrumento e uma hora de coro.
Este é, assim, um projeto de continuidade para as famílias que frequentam o Berço das Artes, mas também de descoberta de uma cumplicidade única para quem inicia um percurso formativo na Escola de Artes, nas classes Filarmónicos Pais & Filhos.
| Créditos fotográficos de Joaquim Dâmaso |