Uma parte considerável do Projeto Educativo e das atividades pedagógicas da Escola de Artes SAMP centra-se na partilha de aprendizagens e experiências artísticas entre filhos e pais.
O projeto Berço das Artes tem-nos revelado o quão importante é esta partilha na primeira infância, num percurso curricular que desenvolve a interação e prática artística até culminar na performance em grupo, instrumental e coral, ou mesmo nas classes Filarmónicos Pais & Filhos. E porque também a Escola de Artes cresce com os seus alunos, todos nós, professores, pais e alunos, aprendemos que a presença assídua dos pais nos primeiros anos de aulas individuais de instrumento são fundamentais para fortalecer os processos de aprendizagem musical de cada criança.
Atenta ao que acontece em todo o percurso formativo dos seus alunos, desde as três semanas aos dez anos de idade, a Escola de Artes alargou as possibilidades de frequentar classes artísticas em família na transição entre a primeira infância e o 2º Ciclo de escolaridade, criando uma classe de Teatro Pais & Filhos, para que pais e filhos crescem juntos.