A Criação Artística está presente na Escola de Artes desde o seu primeiro ano de formação. Assim tem sido nas aulas do programa Berço das Artes, em que os conteúdos de cada sessão são organizados e preparados pelos professores para um momento performativo quase único.
No âmbito do Ensino Oficial de Música, atualmente Ensino Artístico Especializado da Música, a criação é incrementada por via da disciplina que cuida da composição musical, mas também se coloca em prática a criatividade para aprimorar audições que se revestem de temáticas específicas.
A Criação Artística é ainda alargada às mais simples reuniões plenárias com Encarregados de Educação, em que os temas anuais que prevalecem nos planos de atividades são apresentados em performance. Contudo, é no Teatro que a Criação Artística SAMP encontra maior frequência, o que deriva dos conteúdos e estratégias pedagógicas das disciplinas, uma vez que faz parte do desenvolvimento das disciplinas de Teatro criar e recriar.
Neste contexto criativo, a Escola de Artes SAMP tem procurado manter profissionais no corpo docente com as qualificações para criarem peças de Teatro que envolvem a Música, as Formações Residentes da SAMP, os Professores e alunos de toda a Escola, e ainda a prática teatral em família na classe de Teatro Pais & Filhos. SAMP – Estação Teatral foi um dos grupos de Teatro residentes de entre os vários estabelecidos em alguns períodos do funcionamento da escola, precisamente para fomentar a criação, o que chegou a levar a palco a Filarmónica SAMP como performer da banda sonora e personagem. Por outro lado, a peça “Léguas de Línguas” surgiu como proposta de professoras SAMP e terminou como um espetáculo itinerante realizado até aos dias de hoje.
Com criatividade a Escola de Artes SAMP se iniciou, e a criar continuará para sempre!
| Créditos fotográficos de Joaquim Dâmaso |