Seja um
embaixador
SAMP!

Ao apoiar este projecto está
a garantir que chegará mais longe, por mais tempo, e a mais pessoas:

donativo

Categoria:

Os donativos são dedutíveis à colecta.
Conheça a legislação em vigor sobre mecenato social.

Musicoterapia

Sendo inerente ao ser humano, a música é capaz de estimular e despertar emoções, reações, sensações e sentimentos, possibilitando a abertura de outros canais de comunicação. Neste sentido, os objetivos da Musicoterapia podem ser educacionais, recreativos, de reabilitação, preventivos ou psicoterapêuticos, podendo, desta forma, responder a necessidades físicas, emocionais, intelectuais ou sociais do paciente. A Musicoterapia pode, ainda, ser coadjuvante de outras técnicas terapêuticas, de forma a que estas possam atuar mais eficazmente. Atualmente, e nos programas de Musicoterapia a decorrer na SAMP, o espetro do autismo, os síndromes de Down e Williams, as paralisias cerebrais, e muitas vezes diagnósticos ainda não conclusivos são as problemáticas mais comuns.

Modelo de intervenção
A Musicoterapia é realizada de acordo com um dos modelos escolhidos pela equipa SAMP Contigo, dos quais são, na sua maioria, o modelo Benenzon, Nordoff-Robins ou GIM. Esta terapia pode ser aplicada e realizada em diversas situações, tais como: gravidez; perturbações da aprendizagem; perturbações da personalidade; perturbações do comportamento; perturbações afetivas e de humor; prevenção e estimulação precoce; transtornos da idade avançada; défice de atenção e concentração; perturbações do desenvolvimento infantil; transtornos neurológicos e reabilitação física; deficiências mentais, físicas, sensoriais e múltiplas; público em geral.

Os resultados de um projeto de Musicoterapia, ou de terapia pela prática musical, são muito diversos e pessoais, pois os projetos procuram ir ao encontro de necessidades muito concretas. Por vezes são resultados motores, mas os mais significativos são de âmbito social e relacional com a família e comunidade a que pertencem as crianças, jovens ou adultos. As sessões podem decorrer em contexto individual ou de grupo, de acordo com as necessidades terapêuticas dos pacientes. Os horários serão estabelecidos em conformidade com a disponibilidade dos pacientes e musicoterapeutas.

Este projeto conta com a parceria dos familiares dos pacientes e, por vezes, das Instituições de onde são originárias.