Os caminhos para qualquer pessoa se formar como Músico são múltiplos, alguns diferenciadores, outros mais ou menos académicos, de progressão e exigências variáveis. Em comum, têm o objetivo final: ser-se bom Músico!
A vertente do Ensino Artístico Especializado da Música visa a Formação Académica, assente numa organização curricular estabelecida pelo Ministério da Educação, com o objetivo final de formar o Músico Especialista.
Os cursos oficiais que funcionam nestes moldes são oferecidos pela Escola de Artes no Ensino Básico e no Ensino Secundário, nos regimes Articulado e Supletivo, regidos pela legislação em vigor e limitados à frequência até aos 18 anos de idade. Estes, perfazem o percurso habitual para os alunos que almejam os cursos de música nos níveis do Ensino Superior. A par destes cursos comummente apelidados de Ensino Oficial, a Escola de Artes oferece ainda percursos alternativos, como os Cursos Livres, também personalizados e em que os alunos têm a liberdade de estabelecer com os seus professores um objetivo próprio.