SAMP tem novo projeto para crianças com doenças crónicas

A Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP), instituição reconhecida pela sua inovação em projetos sociais e comunitários, acaba de ver aprovada a candidatura de um novo programa, denominado “Aqui Contigo Pediátrico”.

O projeto, objeto de candidatura ao Portugal Inovação Social (PT2030), no âmbito das Parcerias para a Inovação Social, que conta com investidores sociais, como sendo o BPI | Fundação “la Caixa” e o Município de Leiria, que se destina a crianças e jovens em cuidados paliativos e oncológicos, oferecendo um espaço de encontro, arte e amor para eles e suas famílias.

O “Aqui Contigo Pediátrico” é uma evolução do premiado programa “Aqui Contigo | O Som como último Colo”, que se desenvolve em várias unidades hospitalares e domicílios na região de Leiria.

“Tendo em vista a fragilidade da vida e a inevitabilidade da morte, temas para os quais a sociedade não está preparada, o novo projeto visa acolher e acompanhar crianças e jovens (dos 0 aos 18 anos) com doenças crónicas complexas, além de dar suporte às suas famílias e aos profissionais de saúde envolvidos”, refere a coordenadora do projeto.

Segundo Raquel Gomes “é através de encontros ancorados no som, na música, no vínculo e na empatia da compaixão, que o projeto cria espaços seguros onde a comunicação se fortalece e as emoções podem ser expressas livremente”. O objetivo, explica, “é ressignificar a vida e as experiências marcadas pela vulnerabilidade, transformando a dor em laços de afeto”.

O projeto Aqui Contigo Pediátrico pretende “oferecer suporte a crianças em cuidados paliativos ou oncológicos, suas famílias e profissionais de saúde, promovendo um percurso de maior serenidade e humanidade”, e “usar a música e o som como ferramentas para a expressão de sentimentos, promovendo momentos de relaxamento, escuta e partilha”. É também objetivo “ajudar a criar memórias de beleza e gratidão, transformando momentos de dor em significado e laços”.

O projeto terá a duração de três anos e as atividades decorrerão em hospitais e domicílios nas regiões de Leiria e Coimbra, incluindo sessões sonoro-musicais no Hospital de Oncologia Pediátrica de Coimbra, na Pediatria do Hospital Santo André e acompanhamento em domicílios.

O projeto “Aqui Contigo Pediátrico” tem como principal co-financiador o Centro2030, no âmbito do programa Portugal Inovação Social, através de fundos da União Europeia. Conta ainda com o apoio do BPI | Fundação “la Caixa” e da Câmara Municipal de Leiria, da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, e das parcerias da Unidade de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar de Leiria e Hospital de Oncologia Pediátrica de Coimbra.

A Sociedade Artística Musical dos Pousos é uma instituição de Utilidade Pública, fundada em 1873, envolvendo cerca de 10 mil pessoas entre alunos, professores e utentes.
Para além da Filarmónica, corpo histórico da instituição, de uma Escola de Artes com ensino oficial de música e várias formações corais e instrumentais, a SAMP desenvolve, em parceria com diversas instituições, um vasto leque de programas nos âmbitos da formação, musicoterapia e arte comunitária.