Jovens reclusos apresentam micro-ópera sobre o mito de Sísifo

“Até as pedras precisam de raízes” é o tema da nova micro-ópera que 18 jovens reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens, levam à cena no próximo dia 30 de maio.

A iniciativa, integrada na 2ª Edição da iniciativa PARTIS & Art for Change, insere-se no projeto da Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP) “Ópera na Prisão – Mozart ON”. De acordo com o coordenador deste projeto pretende “mostrar ao público a capacitação que tem sido feita junto dos participantes reclusos para que estes atinjam o objetivo proposto que é o de gerir autonomamente o Pavilhão Mozart – Centro de Artes Performativas do EPL-J”.

Segundo David Ramy, esta micro-ópera “é inspirada no mito de Sísifo, tomando como cenário uma estação rodoviária. Ali misturam-se histórias criadas pelos participantes reclusos, seus amigos e familiares”. O libreto, revela, “fala da pertinência de partir ou ficar, de fazer e repetir o mesmo caminho, ainda sabendo o desfecho do mesmo. Será que a pedra volta a rolar a montanha abaixo por causa da gravidade, ou porque a pedra sabe que o seu sítio é na base e não no pico?”.

A equipa técnica e artística deste espetáculo é composta por 18 reclusos. Paulo Kellerman é o autor do libreto, sendo a composição da responsabilidade de João e Tiago Santos, e a imagem de Joaquim Dâmaso. Participam nesta micro-ópera dois cantores profissionais: a soprano Carolina Morán e o barítono Nuno Mendes.

Os interessados em assistir este espetáculo devem entrar em contacto com a SAMP através do email producao@samp.pt até ao dia 20 de maio indicando nome completo, CC, matrícula da viatura e contacto telefónico.

Provocar impactos que perdurem na vivência destes jovens é o grande propósito do Ópera na Prisão – Mozart ON, ajudando na sua reinserção social através de formações com competências práticas que poderão usar “extra-muros”, e também contribuindo para uma melhor relação familiar e com a comunidade dentro e fora da prisão.

O projeto SAMP “Ópera na Prisão – Mozart ON” é apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação “la Caixa” através da iniciativa PARTIS & Art for Change, conta com a parceria do Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens e apoios da Câmara Municipal de Leiria e da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.

A Sociedade Artística Musical dos Pousos é uma instituição de Utilidade Pública, fundada em 1873, envolvendo cerca de 10 mil pessoas entre alunos, professores e utentes.

Para além da Filarmónica, corpo histórico da instituição, de uma Escola de Artes com ensino oficial de música e várias formações corais e instrumentais, a SAMP desenvolve, em parceria com diversas instituições, um vasto leque de programas nos âmbitos da formação, musicoterapia e arte comunitária.