O Serviço da Dor do Hospital de Santo André recebe no próximo dia 27 de junho, pelas 10.30 horas, um momento performativo denominado : ” A Saúde tem Concerto”.
A iniciativa de partilha e fruição musical insere-se no Programa “Doimenor”, promovido pela SAMP (Sociedade Artística Musical dos Pousos) e juntará na Unidade da Dor utentes e profissionais de saúde.
O “Doimenor” é um programa residente no Laboratório de Musicoterapia, situado na Unidade da Dor, desde 2015, no âmbito das terapias não farmacológicas, promovendo semanalmente sessões de Musicoterapia individuais ou de grupo.
Destina-se a pessoas acompanhadas na UNIDOR (Serviço de Consulta da Dor), tendo por objetivo principal a melhoria da qualidade de vida das pessoas que diariamente convivem com a Dor Crónica.
Em 2017 esta intervenção deu origem a um novo “braço” designado ” Cantar de Amigos”, que promove semanalmente sessões de grupo de âmbito terapêutico e/ou musical, fora do contexto hospitalar, nas instalações da SAMP (Pousos), dirigidas a pessoas que terminam o ciclo de sessões no Laboratório de Musicoterapia.
Ambos os programas decorrem em parceria entre a Unidade Local de Saúde e a SAMP, contando com o apoio financeiro do Município de Leiria.
A Sociedade Artística Musical dos Pousos é uma instituição de Utilidade Pública, fundada em 1873, envolvendo cerca de 10 mil pessoas entre alunos, professores e utentes.
Para além da Filarmónica, corpo histórico da instituição, de uma Escola de Artes com ensino oficial de música e várias formações corais e instrumentais, a SAMP desenvolve, em parceria com diversas instituições, um vasto leque de programas nos âmbitos da formação, musicoterapia e arte comunitária.