Museus, viagens, histórias, pessoas e Arte… todos seguem caminho até ao Grande Encontro Museu na Aldeia!
A SAMP vai cruzar criações, partilhar reflexões e aprofundar laços no Grande Encontro Museu na Aldeia, no próximo dia 01 de março de 2023 (quarta-feira), às 15h00, no Teatro José Lúcio da Silva (TJLS). Esta celebração especial vai reunir, pela primeira vez, todas as comunidades, museus, municípios e parceiros do projeto, no mesmo espaço, num momento de partilha pela cultura.
Nesta paragem de união territorial, testemunharemos o lugar e o espaço da Arte em comunidade que, ao percorrer mais de 40 000 km, uniu comunidades e museus dos 26 municípios integrados na Rede Cultura, sendo realizados cerca de 130 sessões, desde exposições a performances artísticas, tendo envolvido mais de 500 pessoas. Deste intercâmbio cultural entre as regiões de Leiria, Médio Tejo e Oeste, resultou a participação de pessoas, na sua maioria com idades superiores a 65 anos. Os participantes acolheram uma peça de museu na sua comunidade, e viram as suas memórias e a história das suas aldeias serem transformadas em Arte, por eles próprios. A colaboração de vários parceiros, inúmeros profissionais de museus, representantes municipais e associativos, foram essenciais para que as coleções cedidas temporariamente pelos 13 museus dessem origem às 13 obras coletivas.
Juntos, iremos comemorar o resultado do trabalho coletivo desenvolvido durante todo o projeto, num evento que irá representar cada aldeia e cada museu através de um espetáculo, um documentário e uma exposição.
O documentário “Museu na Aldeia” apresenta as relações de proximidade criadas entre os museus e as aldeias ao longo de quase três anos. O transporte e a apresentação das coleções de museus em aldeias distantes de centros urbanos proporcionou inúmeros momentos de encontros pelas semelhanças e pelas diferenças culturais. As aldeias retribuíram o gesto criando uma nova obra coletiva e apresentando-a nos respetivos museus. Neste filme desenvolvido pelos Casota Collective, ficam os registos das várias linguagens artísticas e da criatividade que surgiu de mãos dadas com a música, focando nos relatos de quem deu vida ao projeto: as comunidades, os museus, os profissionais e as equipas envolvidas.
A exposição promete ser interativa, inovadora e representativa da alma e da voz de cada aldeia. “Do outro lado da linha” é uma instalação artística que convida o visitante a conhecer o projeto Museu na Aldeia através de imagens e relatos de cada comunidade. Entre as várias as linhas desenhadas estão identificadas as várias rotas entre museus e aldeias – estradas e caminhos que unem profissionais, comunidades e equipas – linhas que permitiram ao projeto chegar a várias pessoas.
Este elemento celebrativo proporcionará, ainda, um novo momento de criação coletiva através da caracterização in loco da 14.ª obra – uma peça efémera e representativa de todos os elos de ligação e experiências vivenciadas durante o projeto. A exposição dá também a conhecer algumas das obras que foram cedidas pelos museus durante o projeto, através da utilização de Óculos de Realidade Virtual, conferindo uma experiência imersiva que traz também cada museu até Leiria.
Assinalamos, deste modo, a concretização dos objetivos ambiciosos idealizados, bem como um marco com novos horizontes onde, juntos, iremos plantar novas metas, transformando a Arte num convite para encontros e partilhas.
O projeto Museu na Aldeia é cofinanciado pelo PO ISE – Portugal 2020, através da Iniciativa Portugal Inovação Social, e tem como Investidor Social a Câmara Municipal de Leiria, juntando ainda a Rede Cultura como parceira que reúne Museus, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações e Instituições dos 26 Municípios em rede. Conta, ainda, com o apoio do Politécnico de Leiria, União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, entre tantos outros que se juntaram a esta criativa e inovadora iniciativa.