No dia 10 de maio (terça-feira), o projeto SAMP Museu na Aldeia vai acompanhar a comunidade da Aldeia da Columbeira (Município de Bombarral) ao Museu de Leiria (Município de Leiria). Durante esta visita a equipa artística SAMP e os participantes desta comunidade vão celebrar, em conjunto, a inauguração da obra coletiva que criaram no âmbito deste projeto.
Em exposição temporária, a obra “Elos de Ligação” estará patente no Museu de Leiria, de 11 de maio a 24 de julho de 2022, sendo acessível ao público de segunda-feira a domingo, das 09h30 às 17h30. Poderá consultar o cartaz da exposição aqui.
Columbeira,
Freguesia da Roliça, Município de Bombarral
A aldeia da Columbeira conta com um património arqueológico riquíssimo, do qual se destacam objetos com cerca de 50 mil anos, referentes à indústria lítica (utilização da pedra para produção de ferramentas e bens). A estes achados, identificados no Vale do Roto e na Gruta Nova da Columbeira, juntam-se, ainda, pequenas figuras zoomórficas, ossos humanos, vasos de cerâmica e até alguns tesouros que foram encontrados ao longo da Gruta da Lapa do Suão e da Serra do Castelo. Nesta aldeia perduram, também, vestígios relativos a eventos históricos mais recentes, como balas de canhão da Batalha da Roliça (17 de Agosto de 1808) e uma foice, que terá sido empunhada por uma professora primária no decorrer de uma manifestação em defesa dos recursos hídricos da Columbeira, contra o município de Bombarral, na década de cinquenta do século XX.
Elos de Ligação
Com o formato do mapa da Columbeira, a obra “Elos de Ligação” constitui uma homenagem por parte dos participantes à sua aldeia, através da qual representam vários pontos de referência interligados entre si.
Tendo como ponto de partida uma réplica do fóssil da “Criança do Lapedo”, cedida pelo Museu de Leiria e pelo CIALV – Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho para exposição temporária na aldeia da Columbeira, os participantes do projeto foram incentivados a debater sobre a importância dos elementos históricos e patrimoniais e o seu impacto nas relações humanas. Neste contexto, foram partilhadas várias interpretações sobre o que são elos de ligação e as suas diferentes dimensões, estabelecendo uma relação com os diferentes artefactos arqueológicos que têm vindo a ser encontrados nesta aldeia e a consequente necessidade de os valorizar e conservar. Este mapa tridimensional reúne, então, para além de locais de referência a nível histórico e patrimonial, lugares aos quais estão associadas memórias e ligações emocionais: casa de familiares, a fonte local, a associação recreativa, entre outros.
Poderá consultar a ficha técnica aqui.
O projeto Museu na Aldeia é cofinanciado pelo PO ISE – Portugal 2020, através da Iniciativa Portugal Inovação Social, e tem como Investidor Social a Câmara Municipal de Leiria, juntando ainda a Rede Cultura 2027 como parceira que reúne Museus, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações e Instituições dos 26 Municípios em rede. Conta, ainda, com o apoio do Politécnico de Leiria, União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, entre tantos outros que se vêm juntando a esta criativa e inovadora iniciativa.