Site Museu na Aldeia da SAMP ganha prémios de ouro

O projeto “Museu da Aldeia” da Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP) desenvolvido em parceria com 26 Municípios da Rede Cultura 2027 e seus museus, acaba de ganhar dois Prémios de Ouro nas categorias Website e UX/Usabilidade nos Prémios Lusófonos da Criatividade, com o SITE VIRTUAL museunaaldeia.pt.
Lançado em finais de janeiro último, este site revela ao público as intervenções artísticas e sociais realizadas pelas populações idosas que vivem em áreas rurais. Através de simples cliques, é possível visitar as 13 aldeias e 13 museus destes Municípios que aderiram ao projeto Museu na Aldeia que uniu os idosos com mais de 65 anos, durante e após a época de confinamento, imposta pela Covid19.
Realizado pela empresa KOBU, “o grande parceiro que transformou este projeto num verdadeiro tesouro digital reconhecido agora internacionalmente”, este site “é um sonho da SAMP, tornado realidade pelas mãos de Gabriela da Rocha, a museóloga que esteve à frente do Projeto Museu na Aldeia” refere Raquel Gomes.
Segundo a coordenadora dos vários projetos que integram o programa “SAMP Contigo”, a museóloga “foi um verdadeiro diamante da SAMP”, sendo detentora de vários conhecimentos nas áreas de museologia, artes,  tecnologia 3D, comunicação, produção, relações humanas e coordenação, entre outras.
“É um orgulho sentir que todo o trabalho, profissionalismo e dedicação dos profissionais SAMP, comunidades, museus e parceiros continuam a dar frutos e as práticas artísticas a entrar dentro da casa de cada um, em Portugal ou no Mundo”, refere Raquel Gomes.