A Aldeia de Cercal (Cadaval) será a próxima comunidade a realizar a inauguração da sua própria exposição, a decorrer no próximo dia 22 de março de 2022 (terça-feira), às 15h00, no Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos (Figueiró dos Vinhos).
A obra coletiva “Cultivar a Amizade” ficará patente no Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, estando acessível ao público de 23 de março de 2022 a 11 de maio de 2022, de segunda-feira a domingo, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. Poderá consultar o cartaz da exposição aqui.
Aldeia de Cercal,
Freguesia de Lamas e Cercal, Município de Cadaval
A Aldeia do Cercal, situada perto da Serra de Montejunto, ficou historicamente marcada pela visita da Rainha Dona Maria I que ordenou a construção de um chafariz aquando da sua visita, o setecentista Chafariz do Cercal.
No passado, esta aldeia era, também, conhecida por ser terra de ferreiros, sendo este um dos principais ofícios da região. Outra atividade chave para a subsistência da população era a agricultura, na qual homens e mulheres exerciam funções equivalentes. A amizade teve sempre um papel no coração da aldeia, onde, no verão, a Festa em Honra da Nossa Senhora da Visitação tratava de aproximar e animar a comunidade.
Cultivar a Amizade
A obra “Cultivar a Amizade” é composta por um conjunto de pequenas esculturas de barro modeladas pela comunidade do Cercal, em conjunto com profissionais do Museu Municipal do Cadaval, do Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos e da equipa artística SAMP. O processo criativo que desencadeou esta obra coletiva teve como ponto de partida a escultura em mármore “Camões”, de Simões de Almeida Júnior, do Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos.
Modeladas pelos participantes, as peças que compõem a obra foram transformadas em cerâmica pela equipa do CENCAL – Alcobaça e simbolizam um tipo de valor considerado essencial para a comunidade: a amizade. Seja entre familiares, vizinhos ou pessoas que se encontrem a alguma distância, uma boa e saudável amizade é um sinal de que a vida cresce e floresce dentro de nós. A obra “Cultivar a Amizade” representa, de forma criativa, única e coletiva, o desenvolvimento das relações humanas aos olhos e mãos de cada participante.
Poderá consultar a ficha técnica aqui.
O projeto Museu na Aldeia é cofinanciado pelo PO ISE – Portugal 2020, através da Iniciativa Portugal Inovação Social, e tem como Investidor Social a Câmara Municipal de Leiria, juntando ainda a Rede Cultura 2027 como parceira que reúne Museus, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações e Instituições dos 26 Municípios em rede. Conta, ainda, com o apoio do Politécnico de Leiria, União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, entre tantos outros que se vêm juntando a esta criativa e inovadora iniciativa.