A atividade coral na SAMP teve início nos anos 60 do século XX, aquando da criação de um grupo de variedades então dirigido pelo Maestro António Cordeiro Gonçalves. Este grupo voltou a ser reativado pelo mesmo Maestro no início da década de 80, e já com a direção de Paulo Lameiro, desenvolveu-se para vários agrupamentos: Coro, Grupo de Teatro, Grupo de Dança e Orquestra SwingSAMP.
O Coro passou, então, a ser dirigido pelo Maestro Joaquim Vicente Narciso ao longo de 16 anos, período em que consolidou a sua atividade regular. Atualmente, a SAMP possui três formações corais: o Coro SAMP, dirigido pela Maestrina Carolina Correia; o Coro Juvenil SAMP e o Coro Infantil SAMP, dirigidos pela Maestrina Oxana Khurdenko.
As vozes do Coro SAMP são reconhecidas em diversos pontos da comunidade, como por exemplo, nas ruas vizinhas da Sede e da Paróquia dos Pousos ou entre mães e pais de alunos da nossa Escola de Artes. Algumas vozes, ainda jovens, juntam-se a outras mais séniores. Vozes de pessoas que formam algo mais que um Coro, em que cantar é igualmente algo mais que Arte. Juntas, com os seus ricos e harmoniosamente fundidos timbres, estas vozes são capazes de EnCantar qualquer ouvido.
O Coro Juvenil SAMP é algo mais que uma Formação Académica da Escola de Artes. É, também, um grupo de jovens cantores para quem cantar é parte do seu quotidiano. Os desafios a que se propõe são diversos, desde o habitual repertório de câmara a outros caminhos, tais como bandas sonoras, cantos étnicos e obras com banda filarmónica. Sendo uma Formação Académica, a rotação dos seus elementos é regular, mas ainda assim, é também regular a permanência de alunos após o fim do seu curso, o que revela a forte afinidade para com o grupo, que usualmente enche o coração de cada jovem cantor e que caracteriza este Coro.
Os mais jovens cantores desfrutam das suas vozes no Coro Infantil SAMP, uma Formação Académica que reúne os alunos de tenra idade mais audazes e que já dispensam a partilha de palco com os pais. Os pequenos querubins praticam repertório semelhante ao Coro Juvenil, adequadamente selecionado para idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos. Nesta Formação, os jovens artistas adquirem as bases necessárias da prática coral a desenvolver no Coro Juvenil e descobrem que têm dentro de si um grande instrumento.
Venha partilhar a sua voz com a SAMP!
| Créditos fotográficos de Miguel Bidarra |