UTILIZADORES

 
Bem vindo ao site da SAMP! - 10 de Dezembro de 2018 PT  EN  

Música para BebésSaúde com ArtePinhal das ArtesCarrilhão

SAMP
Formações Residentes
Escola de Artes
Saúde com Arte
Formação
Programas e Eventos
Secretaria
Apoios



Fogueira Cigana - Projeto SAMP "Il Trovatore: Os Roma do Lis"


No âmbito do projeto SAMP "Il Trovatore: Os Roma do Lis" com a comunidade cigana de Leiria, e apoiado pelo Alto Comissariado para as Migrações e pela Câmara Municipal de Leiria, convida-se toda a comunidade para o espetáculo Fogueira Cigana, a realizar no próximo dia 13 de dezembro, quinta-feira às 17h00, no Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus - Pousos.

O projeto pretende, através de práticas artísticas, com foco na música, traçar um caminho na aproximação de culturas, evidenciando a interculturalidade e integração da comunidade cigana em Leiria, nomeadamente a inclusão na comunidade escolar das crianças de etnia cigana. Pretende-se, ainda, promover a sensibilização da comunidade leiriense para a cultura cigana e a sociabilização da comunidade cigana na comunidade leiriense.

Assim, nesta Fogueira Cigana, homenageamos e relembramos a importância da inclusão das diferentes culturas, quer em bairros ou através da comunidade escolar, num momento final de encerramento que traduz uma temporada de trabalho com a equipa SAMP Contigo, envolvendo ainda formações residentes artísticas SAMP. O mote é a relação especial com o fogo como apropriação cultural desta comunidade. A fogueira, é portanto, o símbolo maior da vida nos seus mais diversos sentidos.


Mais de uma centena de alunos juntar-se-ão para, de forma muito especial, deixar as sementes musicais para o futuro da inclusão social junto da nossa comunidade leiriense.
Aproveitando esta efeméride, convidamos a comunidade a assistir a um intenso programa e a partilhar e ouvir alguns destes momentos


"Romancero Gitano"

Este é o resultado dum processo de trabalho artístico com crianças e jovens nos Bairros da Integração e Cova das Faias e nos seus respetivos meios escolares, envolvendo turmas, amigos, familiares e formações artísticas das próprias escolas.
Semanalmente vários são os artistas e professores da SAMP, que através de instrumentos e canções evidenciam o respeito e a tolerância, num encontro repleto de Música, onde partilham diferentes realidades numa aprendizagem de culturas que nos deixa com uma única certeza: "Cada um de nós poderia ser o outro".

Venha conhecer este "Romancero Gitano" pela voz do Federico Garcia Lorca e pela voz do "Quinzinho".


FOGUEIRA CIGANA
Música, bifanas e reencontros
SAMP e Comunidades Ciganas
13 de dezembro, quinta feira
17h00 | Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus


Home|SAMP|Formações Residentes|Escola de Artes|Saúde com Arte|Formação|Programas e Eventos|Secretaria|Apoios

Design by António Costa   Powered by inCentea© 2009-2010 SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos