UTILIZADORES

 
Bem vindo ao site da SAMP! - 17 de Outubro de 2019 PT  EN  

Música para BebésSaúde com ArtePinhal das ArtesCarrilhãoNewsletter

SAMP
Formações Residentes
Escola de Artes
Saúde com Arte
Formação
Programas e Eventos
Secretaria
Apoios



A SAMP foi distinguida com o Prémio BPI Solidário "La Caixa" 2019 com projeto "Musicoterapia com Pessoas com Dor Crónica"
.
Dia 18 de setembro (quarta-feira) às 15h00, a SAMP representada pelo Presidente da Direção Hugo Alvese a Coordenadora do projeto SAMP Contigo Raquel Gomes recebeu o Prémio BPI Solidário "La Caixa" 2019, no Centro Cultural de Belém em Lisboa. Nesta especial tarde emotiva, este prémio que evidencia o projeto "Musicoterapia com Pessoas com Dor Crónica", destaca o trabalho desenvolvido em torno desta população, e a sua intervenção através das Artes.

Este projeto nasce com o objetivo de oferecer uma abordagem terapêutica complementar às pessoas com dor crónica/pessoas portadoras de doença crónica. A Musicoterapia, integrada na equipa multidisciplinar da Unidade de Dor do Centro Hospitalar de Leiria como terapia coadjuvante para o tratamento não farmacológico da dor, acrescenta um novo olhar e uma nova forma de comunicação com os utentes. A presença da Música e do som, como mediadores da comunicação e do vínculo que se cria, facilitam a descoberta de outras dimensões do Ser, melhorando a qualidade de vida e aumentando as probabilidades de sucesso no que diz respeito à reabilitação da pessoa para a vida e para a sociedade.

Planeadas sessões semanais, com 3 musicoterapeutas durante 12 meses, na Unidade de Dor Crónica do Centro Hospitalar de Leiria, este projeto tem o enfoque na melhoria da qualidade de vida, aquisição de ferramentas para lidar com a dor e o menor isolamento social, bem como propiciar o aumento da felicidade e uma maior comunicação e interação social.

Segundo a Federação Mundial de Musicoterapia (1996), “Musicoterapia é a utilização da música e/ou dos seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, num processo de facilitação e promoção da comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. A Musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e/ou restabelecer funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e/ou interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, através da prevenção, reabilitação ou tratamento.

Por tudo isto, acreditamos ser uma porta especialmente aberta às Artes e à Cultura, sem qualquer barreira ou limite, pois colocar a Arte na vida de todas pessoas, independentemente das condições de quem a faz e recebe, é o lema da SAMP desde 1873, garantindo que todos os seus projetos se diferenciam pelo desenvolvimento de boas práticas na promoção da inclusão e da melhoria das condições de acesso à cultura.

O projeto "Musicoterapia com Pessoas com Dor Crónica" da SAMP é apoiado pelo Prémio BPI "la Caixa" Solidário 2019, contando com os parceiros Centro Hospitalar de Leiria e Politécnico de Leiria, bem como a colaboração do Centro Benenzon de Portugal de Musicoterapia e Terapida Não-Verbal.



Home|SAMP|Formações Residentes|Escola de Artes|Saúde com Arte|Formação|Programas e Eventos|Secretaria|Apoios

Design by António Costa   Powered by inCentea© 2009-2010 SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos