UTILIZADORES

 
Bem vindo ao site da SAMP! - 14 de Novembro de 2019 PT  EN  

Música para BebésSaúde com ArtePinhal das ArtesCarrilhãoNewsletter

SAMP
Formações Residentes
Escola de Artes
Saúde com Arte
Formação
Programas e Eventos
Secretaria
Apoios



146.º Aniversário SAMP - 22 de agosto

 

Passaram 146 anos.

Foi a 22 de Agosto de 1873 que um grupo de Pousenses liderado pelo Barão de Viamonte fundou a SAMP. Mas foi no dia 8 de Dezembro seguinte que os sócios músicos, muitos deles trabalhadores agrícolas na quinta dos Andrinos para o então Governador Civil de Leiria, José Dias de Oliveira da Cunha de Viamonte, receberam os primeiros instrumentos musicais. Com eles subiram dos Andrinos até aos Pousos pela rua que tem hoje o nome do fundador SAMP, com tal alarido e contentamento, que passou a ser o dia 8 de Dezembro a data em que se celebra o nosso aniversário.

Primeiro, a SAMP tocou nos adros e arraiais, calcorreando caminhos nas serras e nas cidades. Hoje os coretos são lares e creches, prisões e hospitais, bairros sociais e centros de dia, palcos e salas de aula. A Música passou a fazer parte da vida de todos quantos fazem parte da comunidade dos Pousos, e ao fim de 146 anos temos mais um aniversário.

Com atividade ininterrupta desde a sua fundação, a SAMP tem desempenhado um papel de relevo a nível regional, e nalgumas das suas áreas a nível nacional, seja pelo significativo número de artistas profissionais que dela têm saído, seja pela inovação e qualidade dos seus programas.

[A SAMP é] “(…) uma instituição capaz de se reinventar e adaptar às novas correntes estéticas e artísticas, e, mais ainda, que inova, conseguindo ser uma referência nacional e internacional a partir de projetos que não se esgotam na oferta cultural, mas que adicionam uma componente de intervenção social e terapêutica de inestimável valor” - Presidente da Câmara Municipal de Leiria Raul Castro in Sociedade Artística Musical dos Pousos - História, Música e Testemunhos, 2016.

"É o valor dessa gente que se dedica à vida da SAMP que deve também ser valorizado nesta data. (...) Só um verdadeiro potencial humano como o da SAMP poderia ter tornado esta instituição no exemplo de dedicação à causa cultural e artística que hoje tão facilmente reconhecemos." - Presidente da Fundação Caixa Agrícola Mário Matias in Sociedade Artística Musical dos Pousos - História, Música e Testemunhos, 2016.

O lema que nos últimos anos tem alimentado a nossa centenária instituição é: "Muito mais importante que colocar músicos no palco, é colocar a Música na vida das pessoas". Preparar músicos profissionais, e futuros estudantes de ensino superior, é uma tarefa que na SAMP anda de mãos dadas com a prática musical de quem quer simplesmente fazer música em família, na comunidade, ou como experiência pessoal.

Não faltam pois oportunidades para celebrar a música e a história. Assim, no próximo dia 8 de dezembro, data comemorativa do aniversário SAMP, convidamos a juntar-se a nós para o celebrar com a nossa Família SAMP. Fique atento à sua programação que promete surpresas.


Bem hajam todos quantos ao longo de 146 anos deram vida à Sociedade Artística Musical dos Pousos!

 



Home|SAMP|Formações Residentes|Escola de Artes|Saúde com Arte|Formação|Programas e Eventos|Secretaria|Apoios

Design by António Costa   Powered by inCentea© 2009-2010 SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos