UTILIZADORES

 
Bem vindo ao site da SAMP! - 10 de Dezembro de 2018 PT  EN  

Música para BebésSaúde com ArtePinhal das ArtesCarrilhão

SAMP
Formações Residentes
Escola de Artes
Saúde com Arte
Formação
Programas e Eventos
Secretaria
Apoios



SAMP: 145 anos de partilha e cumplicidade com a comunidade

 

No próximo dia 8 de Dezembro, sábado, a SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos, celebra os seus 145 anos de atividade ininterrupta!

São tantas as memórias, sons, rostos e emoções que este 2018 nos trouxe!

145 anos Barão, quem diria?

Recorda-se quando aguardávamos em fila, para entrar no Estabelecimento Prisional de Leiria, para assistirmos ao espetáculo da Ópera na Prisão?
O momento em que a Orquestra da Gulbenkian começou a tocar, quando entraram os reclusos, os sons, as vozes, os cheiros, os olhares, os arrepios…
E o nosso Diogo, com o seu testemunho de quem já vivenciou esta experiência.

As famílias, com todo o peso que carregam em cima dos ombros, e ainda a nossa mãe Joaquina…

Está a valer a pena, não está Barão?
E todos os momentos em que temos chegado à comunidade? Por certo que os tem vivido connosco.

A presença em congressos, formações e diferentes iniciativas, potenciam, comunicam, realçam e dão a conhecer os projetos que desenvolvemos e manifestam um forte reconhecimento por parte de entidades nacionais e internacionais perante o trabalho desenvolvido pela SAMP até à data.

A nossa casa tem recebido de braços abertos centenas de pessoas, entre estagiários, estudantes e investigadores, muitos da Europa (Espanha, Itália, Países Bascos...), outros do continente da América do Sul, muitos deles através do programa Eramus +, que pretendem acima de tudo, perceber os métodos de trabalho da SAMP, aprender a estar com os públicos com os quais trabalhamos há vários anos e reconhecer a identidade do território de Leiria. Tornámo-nos uma casa do Mundo e para o Mundo, uma casa que vai para além das paredes físicas que definem a nossa sede.

Comemorar 145 anos de existência é comemorar uma longa vida, uma história repleta de sonhos, paixões, alguns momentos menos bons e muitas muitas alegrias.

É comemorar sorrisos, abraços, afetos e emoções que ficam para toda a vida, pessoas que já partiram e sonhos que foram sendo conquistados com amor, dedicação, suor e muita vontade de chegar ao próximo através das artes.

Há 145 anos atrás o Barão de Viamonte ofereceu instrumentos aos seus trabalhadores... levou a música à vida das pessoas, e desde esse dia que a música tocou o coração de todos quantos vivem esta casa e saboreiam a sua magia!
O caminho foi percorrido, as vitórias foram surgindo, e os passos menos felizes deram-nos a possibilidade de crescer e reinventar novos percursos, sempre com a música na linha de comunicação com todos aqueles que nos rodeiam.

A SAMP foi premiada, acarinhada e acima de tudo reconhecida - como é exemplo a atribuição do Selo de Escola Intercultural à nossa Escola de Artes - que permite que continue motivada para fazer o que mais gosta. São tantos os projetos que nos apaixonam e, apaixonam quem vive e saboreia o dia-a-dia desta casa. Desde o sorriso do bebé ao último sorriso do idoso para quem carinhosamente cantamos no Aqui Contigo, sorrisos que nos trazem alento para continuar e acreditar que os sonhos são realidades musicais possíveis de concretizar.

Comemorar 145 anos é comemorar uma aventura de "muitas vidas", contudo, "em qualquer aventura, o que importa é partir, não é chegar!"

 

Consulte aqui todo o programa do 145º Aniversário SAMP

Venha soprar as velas connosco nestes 145 anos! Inscreva-se no jantar de Aniversário SAMP AQUI!



Home|SAMP|Formações Residentes|Escola de Artes|Saúde com Arte|Formação|Programas e Eventos|Secretaria|Apoios

Design by António Costa   Powered by inCentea© 2009-2010 SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos