UTILIZADORES

 
Bem vindo ao site da SAMP! - 26 de Junho de 2019 PT  EN  

Música para BebésSaúde com ArtePinhal das ArtesCarrilhãoNewsletter

SAMP
Formações Residentes
Escola de Artes
Saúde com Arte
Formação
Programas e Eventos
Secretaria
Apoios



Joana Pinto

Berço das Artes / Jardim das Artes / Musicoterapia


Joana Rita Correia Pinto e nasceu em Coimbra em 1982.

Iniciou os seus estudos musicais 9 anos, com aulas de saxofone com o professor Alberto Roque. Em 1999 fez o curso profissional nível III de instrumento na Escola Profissional de Música e Artes de Almada. Durante todos estes anos, fez inúmeros curso de aperfeiçoamento com professores como Jean Yves Formeau e seu quarteto, Mario Marzi, Claude Delangle, HenK, Va Twillert, José Massarrão, Mário Marques, José Lopes, Hugo Gaito,entre outros.

Licenciou-se no Curso de Professores de Educação Musical do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação de Coimbra.

Em 2008 fez um Master em musicoterapia pela Universidad de Alcalá de Henares.

Desde 2010 que trabalha na SAMP com diferentes populações: música para bebés, música para pessoas com doença mental crónica, musicoterapia com pessoas com Alzheimer, dor crónica, entre outras, música em lares de idosos bem como com acamados, música em hospitais com cuidados paliativos e continuados, musicoterapia e intervenção precoce, musicoterapia com crianças e jovens com paralisia cerebral e música nas salas de multideficiência. Tem sido convidada para dinamizar workshops, participar em conferências e encontros da área.

Na SAMP tem vindo também a fazer formações regulares de música para bebés, com o Professor Paulo Lameiro, como o “Músicos de Fraldas” e também algumas formações na área da Musicoterapia e na Música na Saúde, participando do EISA, Encontro Internacional de Saúde com Arte desde 2010 na organização e como oradora. Participou também como artista em v edições várias do festival pinhal das artes.

Foi Musicoterapeuta durante 3 anos na APPC (associação de paralisia cerebral) e também na Casa do Mimo (centro de atividades ludo pedagógicas para crianças e jovens com necessidades educativas especiais).

Desde 2012 que tem colaborado com o IPL, escola superior de saúde lecionando a cadeira opcional de musicoterapia.

Atualmente está a frequentar uma especialização no Modelo de musicoterapia e terapia não verbal Rolando Benenzon, do qual já fez o nível I, II e V sempre com a orientação do professor Benenzon, com o qual tem feito supervisão clínica.

Está ainda a frequentar o curso de Orientação alimentar e estilo de vida no Instituto Macrobiótico de Portugal que permite ter uma visão mais integrada e holística do mundo e das pessoas. Neste âmbito é fundadora de um projeto “ a arte de estar bem” onde une a musicoterapia com a macrobiótica.



Home|SAMP|Formações Residentes|Escola de Artes|Saúde com Arte|Formação|Programas e Eventos|Secretaria|Apoios

Design by António Costa   Powered by inCentea© 2009-2010 SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos